sábado, 26 de junho de 2010

PIQUETE NO CAMINHO COMERCIAL COLONIAL MINEIRO E NO CAMINHO DA HISTÓRIA

A assertiva encontra fundamento no magnífico documento de pesquisa sobre a história e a memória dos caminhos de Minas colonial, da lavra de Matheus Souza Gomes, sobre os livros dos registros de passagem, sendo oportuno destacar o caminho referente ao registro de Itajubá.* Assim sendo não se há de questionar as informações constantes desses livros em especial no que diz respeito ao “ transporte de cargas, seus donos, a localização, origem, destino do passante e suas mercadorias”. Nesse diapasão temos que: 1) O registro de Itajubá ficava próximo a fronteira entre as capitanias de Minas e São Paulo por onde foram introduzidas mercadorias através desse registro no período que vai de 1750 a 1832. Sendo certo que o núcleo embrião de Itajubá, localizava-se onde hoje esta a cidade de Delfim Moreira-MG; 2) “Já a cachaça introduzida nas Minas pelo registro de Itajubá era produzida na capitania de São Paulo, e durante todo o período colonial sempre esteve entre as principais mercadorias produzidas e comercializadas pela colônia lusitana na América, além de ser usada como moeda de troca por vários outros Produtos Comercializados” 3) “As cargas de cachaça e sal que eram importadas em Itajubá eram provenientes das localidades de Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Bragança Paulista, Taubaté, e tinham como destinos introduzidas em Minas, através do núcleo embrião de Piquete especialmente pela Garganta do Meia-Lua. Outra evidência é a de que, se a introdução através desse registro se deu a partir de 1750, objetivando levar mercadoria para região de Itajubá, bem como para Campanha, São João del Rei, provado está que se tratava de um caminho alternativo à referida Garganta do Embaú, cujo acesso original sempre foi pelo núcleo embrião de Piquete, bastando para tanto ler o Roteiro de Viagem contido na obra de André João Antonil “Cultura e Opulência do Brasil com suas Minas e Drogas.

Mapa do Caminho Velho, via Registro (Piquete) e Conceição do Embaú (Cruzeiro-SP

Mapa do Caminho Geral do Sertão, via Alto da Serra
MAPAS DE SANTOS
Fonte: Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 .Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (http://migre.me/aWncu)
*http://www.ichs.ufop.br/memorial/trab2/ic14.pdf

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...