domingo, 20 de março de 2011

PIQUETE DA PANGEA (4): NO CAMINHO DO OURO, NO CAMINHO DA HISTÓRIA, NO CAMINHO DOS HOMENS DA PRÉ-HISTÓRIA.

                                      Para  reflexão sobre os homens da pré-história  faz-se necessário transcrever trecho do artigo : "Arqueologia,  A fascinante pré-história de Minas Gerais  do Prof. André Prous pesquisador do Museu de  História Natural/UFMG" (1) no sentido que:
                                      COMO ERA A VIDA ANTIGAMENTE
                                    "Os homens da pré-história mineira não moravam em cavernas, apenas aproveitavam casualmente as suas partes abrigadas, porém iluminadas, para se proteger das chuvas ou do sol quente. Esses abrigos eram específicos para rituais, peregrinações, moradias temporárias em excursões de caça, execução de pinturas e sepultamento, esclarece o arqueólogo Gilmar P. Henriques Júnior. Os locais planos, protegidos das enchentes e próximos a rios tornaram-se os prediletos para o estabelecimento de aldeias de horticultores. Em zonas mais frias, o sul de Minas e o Alto São Francisco (Pains e Arcos), faziam casas subterrâneas. Escavavam o solo a três metros de profundidade, abrindo valas de até 20 metros de diâmetro, e recobriam o local com um teto".
                                      Por outro lado, apenas para nos restringirmos a região do Sul de Minas, tomei conhecimento, logo que cheguei para trabalhar em Extrema-MG,  um  dos principais pontos de transposição da Serra da Mantiqueira no período colonial, da existência de um Sitio Arqueológico denominado pedra do Indio,  que se constitui em inscrições rupestre. 
                                      No que se refere aos pontos de transposição da Serra da Mantiqueira,  reiteradas pesquisas, ao citarem a "Localização e extensão" dessa Serra afirmam (3) 
                                    Localização e extensão: "O maciço da Serra da Mantiqueira possui aproximadamente 500 km de extensão e se inicia próximo à cidade paulista de Bragança Paulista e segue para o leste delineando as divisas dos três estados brasileiros até a região do Parque Nacional do Itatiaia onde adentra Minas Gerais até a cidade de Barbacena. A partir daí, uma continuação pode ser considerada, pois a mesma desvia para o norte até a Serra do Brigadeiro, no leste de Minas Gerais, chegando a aproximar-se do Parque Nacional do Caparaó.
Seu ponto culminante é a Pedra da Mina com 2.798 m na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo e seu ponto de transposição mais baixa é a Garganta do Embaú por onde passaram os bandeirantes durante suas incursões ao interior de Minas Gerais".                                     
 (1) Fonte Minas Faz Ciência Nº 11 (jun a ago de 2002)- http://migre.me/eJ8dN
 (2) Informações sobre a Pedra do Índio Extema-MG  http://migre.me/eJ8i2
 (3) Blog Serra da Mantiqueira http://migre.me/eJ8yW
 (4) A Pangea foi um supercontinente que englobava todos os actuais continentes antes de se iniciar a deriva continental há cerca de 200 milhões de anos http://migre.me/eJ8rZ

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...