domingo, 29 de maio de 2011

TRANSCRIÇÃO - PORTAL SÃO FRANCISCO - Fernão Dias Pais

A NOVA MISSÃO É ENCONTRAR PRATA
Garcia Rodrigues Pais resolve decidir de uma vez por todas a situação de Borba Gato e procura o governador do Rio de Janeiro, Artur de Sá e Meneses. O governador, que já conhecia amostras do ouro descoberto por Borba Gato, não perde tempo:
- Pelas notícias que tenho, nas paragens a que chamam Sabarabuçu, haverá mina de prata; a cujo serviço mando Borba Gato para que explore os morros e serras que houver naquelas partes...
Só a descoberta de novas riquezas perdoaria o crime do bandeirante. E Borba Gato volta ao sertão, com dois genros, Antônio Tavares e Francisco de Arruda, rumo à região que tão bem conhecia. Pouco tempo depois, pelo caminho de Taubaté, surge um emissário do governo, querendo notícias da expedição: Borba Gato manda dizer que encontrara a serra de Sabarabuçu e que lá não havia nem prata nem esmeraldas. Mas, acrescenta, na serra existe ouro, muito ouro, tão puro e tão rico como nenhum outro.
O governador, avisado, entra sertão adentro para ver de perto a grande descoberta, concedendo a Borba Gato, desde logo, uma carta de franquia para andar pela região sem ser molestado. Por outro lado, consta que o governador visitou as minas mais como particular que como funcionário do rei. Com isso, Artur de Sá e Meneses ficou rico, mas acabaria perdendo o posto.
Apesar da pressa com que se dirigiu para as minas, o governador já encontrou muita gente minerando ouro, inclusive no lugar em que se ergueria Vila Rica.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...