domingo, 29 de maio de 2011

O NEFASTO RESULTADO DA PRIVAÇÃO DO DIREITO: A MEMÓRIA, AO PERTENCIMENTO, À IDENTIDADE CULTURAL, RESULTA NA SAUDADE DA ALDEIA, OU SEJA, SAUDADE DE UM VERDADEIRO VIVER COMUNITÁRIO, POR CONSEGUINTE, TEMOS; UM NOVA VERSÃO DO BANZO PROTRAINDO NO TEMPO: " Por favor meu ego Não dê força ao prego Que nos põe contra a parede Pra nos afogar de sede" (1)

OEscravidão e nostalgia no Brasil: o banzo
.........................................................................................
“Os [negros] que desde novatos se meteram em alguma fazenda, não é bem que se tirem dela contra sua vontade, porque facilmente se amofinam, e morrem.” Cultura e opulência do Brasil... (Antonil, 1711).
.........................................................................................
Nas palavras de Oliveira Mendes, o banzo era uma das principais moléstias de que sofriam os escravos, uma “paixão da alma” a que se entregavam e que só se extinguia com a morte, um entranhado ressentimento causado por tudo o que os poderia melancolizar: “a saudade dos seus, e da sua pátria; o amor devido a alguém; a ingratidão e aleivosia que outro lhe fizera; a cogitação profunda sobre a perda da liberdade” (Oliveira Mendes, 2007, p. 370 [1812]) e o pesar pelos maus-tratos recebidos.
.........................................................................................
   Nas décadas de 1930-40, os estudos afro-brasileiros recuperarão o interesse pelo significado do banzo; em análise sobre a influência africana no português do Brasil, ele tem sua etimologia ligada ao quimbundo mbanza, aldeia: “banzo, saudade da aldeia e, por extensão, da terra natal”. A abonação do sentido vem de João Ribeiro, eminente gramático e historiador brasileiro: “Uma moléstia estranha, que é a saudade da pátria, uma espécie de loucura nostálgica, suicídio forçado, o banzo, dizima-os pela inanição e fastio, ou os torna apáticos e idiotas” (Mendonça, 1935, p.177, grifos no original).
(2) Fonte: .http://www.fundamentalpsychopathology.org/8_cong_anais/SIMP_29a.pdf

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...