quarta-feira, 1 de junho de 2011

Wikipédia, a enciclopédia livre - Puris no Vale do Paraíba (1) A liberdade para incluir verbetes na enciclopédia, não deve ser em detrimento da verdade Histórica, ou seja, os Puris habitavam a região por onde passava o caminho velho, habitavam a garganta do Embaú, e nunca estiveram pelo caminho das cinco serras altas do roteiro de Andre João Antonil, ou seja, na localidade que veio a dar origem a Piquete, caminho obrigatório aos que seguim em direção ao sertão das Gerais ? Canas teve origem na formação de Aldeia ? E a aldeia São Miguel do Piquete ? Era formada por tribos Africanas ? E a cidade de Potim na margem esquerda do paraiba ? Território que antes pertenceu a Guaratinguetá, cujo nomes são de origem indigena. Em sendo a Garganta do Embau o ponto mais baixo da Serra da Mantiquera, dependeriam os nativos para transitar nesses espaços, de passar por Canas estando o território que veio a dar origem a Piquete na mesma margem esquerda estando diretamente ligada a estrada das posses ? Pindamonhangaba, Taubaté, Guaratiguetá, Potin, Guaipacaré, Piquete do Sertão Bravio, toponimias de origem indigena ou por dizer respeito aos indios Bravos, como no caso do núcleo que originou Piquete. Canas, qual a relação do nome com um suposto espaço originário de Aldeamento ? Pelo respeito que sempre nutri pela produção Academica do Alto e médio Vale, gostaria de não agreditar que a reiterado ostracismo e invisibilidade impostos quanto a relevância Histórica do núcleo que veio a dar origuem a Piquete, não seja proposital. Salvo-se a História Regional entende Piquete como pertencente a território Mineiro.

Wikipédia, a enciclopédia livre
 ..........................................................................................................
Os primeiros habitantes do Vale do Paraíba
Localização no Vale
Os índios Puris habitaram grande parte do Vale do Paraíba, iniciando seus relatos em São José dos Campos como citado em bandeira do municipio, Caçapava, Taubaté como aldeia que construiu a cidade, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Bananal e chegando em áreas de Minas Gerais e Rio de Janeiro em Angra dos Reis. Os Puris tem suas grupos distribuídos desde o Rio Paraíba até o Espirito Santo, penetrando na parte oriental de Minas Gerais e os Goyatkás entre o Baixo Paraíba e Macahe.
O território habitado por estes índios eram regiões por onde passavam o Caminho Velho e o Caminho Novo com destino a Minas Gerais. O Caminho Velho era iniciado por Parati, porém em 1725 o Caminho Novo começa a ser criado, abrindo picadas na mata e assim sendo utilizado, expulsando os índios da região, como veremos a seguir.
Dos Puris que habitavam o Vale do Paraíba paulista, iremos focalizar a região de Lorena, a antiga Freguesia da Piedade. Os indígenas dessa espécie, além de Lorena, habitavam a garganta do Embaú. Poucos registros são encontrados sobre este assunto, mas as informações podem ser encontradas nos documentos da época.

(1) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Puris_no_Vale_do_Para%C3%ADba

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...