terça-feira, 30 de agosto de 2011

Transcrição: MEMÓRIA DO JONGO: AS GRAVAÇÕES HISTÓRICAS DE STANLEY STEIN

JUSTIFICATIVA
Em 1948, o historiador norte-americano Stanley J. Stein chegava ao Brasil para realizar uma pesquisa sobre a economia cafeeira do Vale do Paraíba. Durante a pesquisa, o professor Stein visitou fazendas e entrevistou dezenas de pessoas, incluindo ex-escravos e seus descendentes. Nesse percurso, realizou algumas gravações, que permaneceram intocadas por mais de meio século até serem restauradas, recentemente. O material resultante consiste em cerca de 40 minutos de registros de gêneros musicais tradicionais, especialmente Jongos. Trata-se de um raríssimo exemplo de documentação sonora feita junto a ex escravos brasileiros e um documento único e insubstituível para a memória brasileira, especialmente para as comunidades afro-descendentes do Vale do Paraíba.
Este projeto propõe a edição dessas gravações históricas em um CD, que será encartado em um livro contendo a transcrição integral das gravações, uma entrevista com o Profº Stein e fotos inéditas realizadas durante seu trabalho de campo, além de diversos textos escritos por especialistas comentando o conteúdo das gravações em seus diferentes aspectos (históricos, antropológicos e musicológicos). O CD e o livro, com tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares, serão lançados simultaneamente no mês de novembro de 2007 e terão parte da tiragem distribuída gratuitamente para instituições de ensino, pesquisa, bibliotecas e centros culturais do Brasil e do exterior.
Os escravos que trabalhavam nas fazendas de café, assim como seus descendentes, desenvolveram ao longo do tempo ricas e expressivas tradições culturais que ainda não foram devidamente documentadas e valorizadas pela sociedade brasileira.
As gravações realizadas por Stanley J. Stein em 1948-49, inéditas até hoje, são extremamente valiosas como registro dessas, tradições, inclusive por constituírem um raríssimo exemplo de documentação sonora feita junto à ex-escravos brasileiros. Trata-se de um documento único e insubstituível para a memória brasileira, especialmente das comunidades afro-descendentes do Vale do Paraíba. Resgatar essas gravações, divulgá-las e destacar sua relevância para a memória brasileira representa uma contribuição importante para a valorização das culturas de heranças africanas no Brasil, dando-lhes visibilidade e estimulando sua vitalidade. Dentre os gêneros musicais registrados nas gravações de Stein, destaca-se o jongo, uma das mais importantes expressões da cultura afro-descendentes na região sudeste e que hoje se encontra em processo de registro pelo IPHAN como bem de patrimônio imaterial, processo para o qual este projeto visa contribuir.
Fonte: http://migre.me/5AorZ  
FOTO: JONGO DE PIQUETE-SP  Nota: "Proclamado Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2005, o jongo tem servido, simultaneamente como elemento de afirmação de identidade cultural para grupos de remanescentes de quilombos, como referência do legado de povos africanos de língua bantu no Brasil e como testemunho na contribuição de uma memória de descendente de escravos". (Fonte: http://migre.me/5AoSy -“Jongo: algumas considerações iniciais” Valéria Silva Batista e Silvia Cristina Martins de Souza e Silva)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...