Trata-se de um processo permanente e
sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como
fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. A
partir da experiência e do contato direto com as evidências e
manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e
significados, o trabalho de Educação Patrimonial
busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento,
apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para
um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de
novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.
O conhecimento crítico e a apropriação
consciente pelas comunidades do seu patrimônio são fatores
indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens,
assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
A Educação Patrimonial
é um instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao
indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão
do universo sócio-cultural e da trajetória histórico-temporal em que
está inserido. Este processo leva ao reforço da auto-estima dos
indivíduos e comunidades e à valorização da cultura brasileira,
compreendida como múltipla e plural.
O diálogo permanente que está implícito
neste processo educacional estimula e facilita a comunicação e a
interação entre as comunidades e os agentes responsáveis pela
preservação e estudo dos bens culturais, possibilitando a troca de
conhecimentos e a formação de parcerias para a proteção e valorização
desses bens.
A metodologia específica da Educação Patrimonial
pode ser aplicada a qualquer evidência material ou manifestação da
cultura, seja um objeto ou conjunto de bens, um monumento ou um sítio
histórico ou arqueológico, uma paisagem natural, um parque ou uma área
de proteção ambiental, um centro histórico urbano ou uma comunidade da
área rural, uma manifestação popular de caráter folclórico ou ritual, um
processo de produção industrial ou artesanal, tecnologias e saberes
populares, e qualquer outra expressão resultante da relação entre
indivíduos e seu meio ambiente.”
Fonte: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-historico/pro-memoria/o-que-e-afinal-educacao-patrimonial