quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tropeiro escravo negro conduzindo tropa de mula. Pintura de Jean Baptista Debret..


Transcrição - Contribuições dos tropeiros: os negros muito contribuíram na alimentação do gaúcho: cangica, mogango, quirera torresmo, etc. Na  música, instrumentos de percussão e a Milonga (ritmo afro-plantino), que além de dança tem outro significado: milonga para os negros era palavrório, palavras soltas, sem obrigação. Palavras como matungo (cavalo velho, lento, de pouca utilidade) e porongo (planta da qual é fabricada a cuia para o chimarrão) são apenas algumas das poucas palavras incorporadas pelo “idioma gauchês” que são de origem negra.
Escravos, os negros contribuíram muito na economia, com sua mão-de-obra nas casas  estâncias, como  amas-de-leite, trabalhos nas charqueadas, além de viverem como posteiros ou posseiros (postos que ficavam até mesmo de seis a doze léguas da casa do estancieiro senhor de escravo, onde os negros moravam para cuidar das fronteiras da propriedade de seu dono), tendo uma  liberdade muito grande, pois não fugiam para não deixar para trás a esposa e os filhos, que permaneciam na casa do senhor de escravos. A fabricação de artefatos de couro também era responsabilidade não só de homens livres, mas também de negros.
Fonte:  http://migre.me/5yUIb



GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...