domingo, 4 de setembro de 2011

DOCUMENTOS INTERESSANTES PARA A HISTÓRIA E COSTUMES DE SÃO PAULO - OFICIOS DO CAPITÃO GENERAL D. LUIZ ANTONIO DE SOUZA BOTELHO MOURÃO (MORGADO DE MATEUS) AOS DIVERSOS FUNCIONÁRIOS DA CAPITANIA - 1767-1768, VOL. LXVIII - 1944. TIPOGRAFIA DO GLOBO, SÃO PAULO, PÁG. 70/71

Para o Cap. Mor Joachim Peres d'Oliveria.
Torno advertir a Vossa Mercê que se governe pelas instruções que lhe tenho dado para efeito de meter de paz os Indios brabos da Serra da Mantiqueira, abstendo-se Vossa Mercê absolutamente de mortes, e antes Vossa Mercê se retire, do que as faça, por ser contrarias toltalmente as ordem de S. Magestade.
O que o mesmo Senhor ordena que é que os seus oficiais militares vão com sortimentos de quinquilharias, e outros generos, que forem mais próprios e agradaveis para lizonjear aos Índios, e os atrair a dominação e familiaridade com os brancos, e que vossa Mercê leve um Capelão, podendo ser que diga Missa na mesma forma que o costumam levar as bandeiras grandes que vão aos Sertões.
E só ao depois, que eles tiverem já uso de tratar conosco; e tiverem admitido a nossa comunicação, e Sociedade então é que procuraremos edificar onde eles vivem, alguma Igreja ou Parochia, onde se lhe deixa um Pároco capaz de os alumiar e de lhes administrar os outros Sacramentos, e instruí-los nas outras obrigações, que tem de catolicos, e de vasalos de Sua Magestade....Para este efeito farei consignar na Fazenda Real desta Provedoria suficiente congrua ao Pároco que houver de ir fazer este grande serviço a........Entretanto avise Vossa Mercê do que necessita ara se lhe fornecer pela Real Fazenda todos aqueles generos e trastes miudos, com que se ha de convidar os Índios para abrir com eles a comunicação e o comercio.
Estes hão de ser os meios e as artes com que Vossa Mercê se há de introduzir com eles, fugindo de todas as violências e estrepitos da armas, que Sua Magestade manda proibir, e que só servem de afugentar e fazer mais brabos os ....Índios; porque naturalmente hão de fugir e aborrecer a quem os matar, e perseguir, e pelo contrio se hão de chegar a que os afagar e alimentar. Assim sucede com os bichos e as aves ferozes de....matos que ao primeiro ferem, e ao depois com brandura se domesticão.
Tudo a referido hei a Vossa Mercê por muito recomendo e rogo.....a Vossa Mercê com ..... São Paulo a 20 de Março de 1768//
                            D. Luiz Antonio de Souza


Nota: Esta é apenas uma das muitas Cartas enviadas ao Capitão Mor da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, deixando claro que, somente conseguiam entrar pelos Sertão da Mantiquera, Sertão dos Índios Bravos,  Núcleo Embrião de Piquete,  Bandeiras Grandes. Sendo certo que, essa proposta de cordialidade  não durou por  muito tempo, os indígenas dessa região foram literalmente trucidados. Em definitivo, quanto ao original caminho do ouro, temos que: Estaria falando o Capitão General da Capitania de São Paulo, Morgado de Mateus, de um projeto de Aldeamento com construção de uma igreja e nomeação de  Pároco,  que não fosse o que veio a dar origem a "Aldeia São Miguel do Piquete", na região da Serra da Mantiqueira, no caminho das Bandeiras? Estamos falando do ano de 1768.  Para não ir tão longe, temos relatos de Bandeiras pelos caminho dos Guainazes de 1644, como já me referi em outra oportunidade. Estaria os roteiros de viagem de André João Antonil de 1711, transcrevendo uma rota, ao se referir as roças de Bento Rodrigues, percorrida em 03 dias, até que se chegasse ao pé da serra, pelas  cinco serras altas, que não correspondesse a essa mesma região. Ademais, faz-se necessário uma correção urgente, pois, uma capela de taipa (terra socada) sob a invocação  à São Miguel Arcanjo, somente teria sido contruida quase 100 anos depois, em 1865? Precisamos de tantas quantas mais fundamentações históricos, para reivindicar a transformação da paróquia de São Miguel Arcanjo em Santuário? São Miguel Arcanjo já está nos mostrando o caminho, pois são aproximadamente 243 anos de invocação ao nome do grande líder da milicia celeste . 
(Obs: algumas palavras foram mantidas como no texto original)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...