Resumo. Este artigo é
parte integrante da dissertação de mestrado em educação-investigação
educativa e, tem como objetivo apresentar a importância de se conhecer e
preservar na memória as raízes culturais regionais. O propósito é de
fomentar uma reflexão sobre a importância das raízes culturais de um
povo, no sentido da afirmação de sua identidade e pertinência a sua
região, nesse sentido, é primordial ter conhecimento e manter viva na
memória as próprias origens.
Palavras-chave: Cultura; Raízes culturais; Identidade cultural;
Conceituar cultura não é uma tarefa
fácil, cada individuo apresenta uma forma de definição da cultura, Arias
(2002, p. 103) descreve o conceito de cultura como:
"… una construcción específicamente
humana que se expresa a través de todos esos universos simbólicos y de
sentido socialmente compartidos, que le ha permitido a una sociedad
llegar a “ser” todo lo que se ha construido como pueblo y sobre el que
se construye un referente discursivo de pertenencia y de diferencia: la
identidad"
O autor afirma que cultura é uma
expressão da construção humana. A cultura é construída através do
diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é
construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a
essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma
cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar
esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região,
diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade
cultural.
O entendimento do significado de cultura
subsidiará a compreensão das raízes culturais. Quando nos referimos às
raízes culturais estamos nos referindo à sua origem, principio, ou seja,
a forma como foi construída a cultura de um povo, o que determina que
alguns elementos ou algumas manifestações culturais sejam considerados
tipicamente desse povo. Não temos a pretensão de nos aprofundar em
questões sociológicas. O propósito de enfocar as raízes culturais nesse
artigo está direcionado a questão da memória cultural do povo. Não é um
trabalho arqueológico, não se pretende escavar o “passado”, mas sim, de
se manter viva a história da construção ou da criação da cultura de um
povo ou de uma região.
É possível dizer que não se vive do
passado, se vive do presente e do futuro. Porém, para se compreender as
transformações pelas quais a cultura de um povo tem passado no decorrer
dos tempos, se faz necessário conhecer como era antes no inicio de sua
construção. Há de se estabelecer parâmetros para se poder definir em que
aspectos a cultura foi transformada e em que grau.
Acredita-se que, não se deve pregar o
isolamento cultural, se fechando em guetos. O individuo deve estar
aberto e receptivel ao novo. Deve-se conhecer e experimentar as outras
culturas como forma de valorizar a diversidade cultural dos povos e como
enriquecimento cultural.
Supõe-se que, para conhecer e assimilar a
história da construção da cultura de outros povos, deve-se primeiro
conhecer a história da própria cultura, saber como se deu essa
construção e como foi o processo de evolução e desenvolvimento da mesma.
Só assim, pode-se conhecer e entender outras culturas. Conhecendo a
própria cultura, o individuo compreenderá a importancia de mante-la viva
na memoria, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o
que somos, nossas caracteristicas, nossa identidade. Segundo Barros
(2008). “proteger não significa defender o isolamento ou o fechamento ao
diálogo com outras culturas, mas sim encontrar meios de promover a sua
própria cultura”.
Pedroso (l999) afirma que. “Um povo que
não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão. São exatamente
nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos
demais e nos dão uma identidade de povo, de nação”. Percebe-se a
importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a
formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão
sabendo situar-se na sociedade.
Entende-se que, para a assimilação da
relevância desse conhecimento há de se ressaltar a construção histórica
da cultura de um povo. Segundo Arias (2002, p.9):
"La cultura no es algo dado, uma herencia
biológica, sino uma construcción social e históricamente situada, em
consecuencia es um producto histórico concreto, uma construcción que se
inserta em la história y especificamente em la história de las
inter-acciones que los diversos grupos sociales establecen entre si”
Pelo exposto acima, se entende que a
cultura é construída a partir das ações e inter-relações sociais. As
pessoas fazendo parte de uma sociedade acabam interagindo umas com as
outras, trocando idéias, conhecimentos e etc, desse relacionamento
deriva a cultura desse povo, que foi construída passo a passo. Juntos,
constroem uma história de vida, onde os hábitos e costumes,
manifestações, expressões, sentimentos e outros estão inseridos,
identificando cada componente dessa sociedade determinando o seu modo de
viver e de ser.
Portanto, acredita-se que: se as pessoas
têm conhecimento de suas próprias raízes e conscientemente sabem da
relevância das mesmas para suas vidas, passarão a valorizar esse
conhecimento transmitindo-o para as gerações futuras, isso evitará que
sejam esquecidas ou adormecidas. Dessa forma, a memória do povo
continuará sendo “aquecida”.
Abaixo outra citação do autor Pedroso (l999), que enfatiza melhor a importância de se conhecer as próprias raízes.
"Quem não vive as próprias raízes não tem
sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado
como mera recordação e sim ser usado para o crescimento no presente, em
direção ao futuro. Nós não precisamos ser conservadores, nem devemos
estar presos ao passado. Mas precisamos ser legítimos e só as raízes nos
dão legitimidade"
Entende-se nessa citação que a vida tem
sentido, em se tratando de identidade cultural, quando conhecemos nossas
raízes, de onde viemos, quem somos e como somos. É preciso conhecer o
inicio de tudo para entendermos as mudanças culturais que ocorrem no
presente e que ocorrerão no futuro.
O trecho, abaixo, retirado de uma
reportagem realizada no Distrito de Ribeirão Pequeno enfatiza um projeto
sobre memória cultural que tem sido desenvolvido em uma escola.
"....incluem em seus programas de
história, geografia, língua portuguesa e artes temas relacionados ao
patrimônio e à memória locais. O resultado comum dos projetos é um aluno
mais interessado e motivado. A longo prazo, vem a mudança da
mentalidade e a formação de um cidadão sensibilizado para com suas
raízes e identidades culturais".
Na realização desse projeto já se percebe
a preocupação em introduzir nas escolas temas que visem trabalhar
questões relacionadas ao patrimônio e a memória local. O resultado final
desse projeto, pelo que se percebe foi muito satisfatório e
gratificante, pois conseguiu atingir os alunos em aspectos muito
importantes como no interesse e motivação, já é um ponto inicial para
que com a continuação desse trabalho mais alunos tenham uma mudança de
mentalidade em relação às próprias raízes e a própria identidade
cultural. Que o mesmo possa ser um disseminador dessa idéia para toda a
comunidade escolar.
Para enfatizar melhor a importância da
memória cultural do povo, podemos citar uma declaração muito
interessante, encontrada em um site paraense, que fala sobre o texto de
uma peça de teatro escrita por um grupo de alunos sobre a cultura
regional local.
"Foi gratificante ver jovens se
preocupando com o futuro da nossa cultura e com a memória de nosso povo,
o nosso maior patrimônio, com a natureza, enfim..., e o mais
importante, nos ensinando a termos orgulho de nossas raízes, cores,
sabores, crenças..., nos mostrando que o único e tenaz caminho é
assumir, disseminar e manter cada vez mais nossas origens, para que só
assim o mundo nos relacionem com respeito e admiração"
Percebe-se nessa declaração, que o texto
teatral apresentado foi bem escrito, que enfoca com bastante propriedade
o orgulho desses jovens com suas raízes culturais e o mais importante
de tudo, a preocupação dos mesmos com o futuro de nossa cultura e a
memória de nosso povo.
É importante ressaltar que no contexto da
comunicação também há outras formas de aprendizagem da cultura. O
ensino escolar é apenas uma parte onde ocorre a aprendizagem cultural do
aluno. A escola tem uma contribuição bem especifica nessa aprendizagem,
pois é na escola que o aluno vivência diariamente a diversidade
cultural, no contato com professores, colegas e outros. Por ser um
assunto tão complexo a forma de aprendizagem se faz de maneira formal e
informal. Quando o aluno vem para o ambiente escolar já traz consigo
informações, vivências e experiências culturais que segundo Vigotsky não
podem ser desprezados, mas trabalhadas para que haja assimilação e
entendimento das mesmas pelos alunos
A partir dessas considerações,
acredita-se, que é um tema relevante que pode levantar reflexões e
discussões que possam vir a contribuir com o despertar da consciência
coletiva sobre a importância das raízes culturais. O resgate as raízes
culturais de uma região poderá despertar no individuo a motivação e o
interesse sobre a sua própria cultura, tornando-o um cidadão mais
sensível e consciente da importância de suas raízes para preservação de
sua história.