sexta-feira, 18 de novembro de 2011

No tempo em que, vindo da Bahia, d. Francisco de Souza, esteve pela primeira vez em S. Paulo, aí vivia Guilherme Glymmer, flamengo, que tomou parte em uma expedição ao sertão e que dela fez uma descrição, que encontrou abrigo na obra de P. Marcgrave – História Botânica do Brasil – nos termos seguintes:

Pico da Meia Lua - Piquete SP
por Letypqt (Pico do Meia Lua)
...................................................................
 Tendo descido este rio maior, em dois dias, encontramos outro ainda muito maior, que nasce no lado setentrional da Serra de Paranapiacaba (assim como o Anhembi nasce no lado austral da mesma Serra), e correndo, a princípio, para o Ocidente, na mesma direção dos montes, depois, formando um cotovelo, se encaminha por algum tempo para o Norte, e, afinal, como geralmente se crê, se lança no Oceano entre o Cabo Frio e a Capitania de Espírito Santo; chama Rio de Sorobis e é abundantíssimo em peixes, tanto grandes como pequenos. Descendo também este rio, durante quinze ou dezesseis dias, chegamos a uma catarata, onde o rio, apertado entre montanhas alcantiladas, se despenha para o Nascente. Por isso, abicamos neste ponto as nossas canoas e marchamos outra vez a pé, ao longo de outro rio que desce do lado ocidental e não se presta a navegação. Com cinco ou seis dias de marcha, chegamos à raiz de um monte altíssimo, e, transpondo-o descemos a uns campos mui descortinados e aqui e acolá sombreados de bosques se vêem lindíssimos pinheiros, que dão frutos do tamanho de uma cabeça humana; as nozes desses frutos têm a grossura de um dedo médio e são protegidas por uma casca como as castanhas, e são mui agradáveis ao paladar e nutritivas (presumo que Glimmer se refere aqui à árvore da Sapucaia). Por muitas milhas no interior se encontram árvores desta espécie.
Fonte: http://migre.me/74g1t 
Clique na imagem para reduzi-la
Fonte:MAPAS DE SANTOS Carta corográfica - Capitania de S. Paulo, 1766 Apresentando  o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. http://migre.me/9PQMK
Nota: Os rios Anhanbi (Tieté) e Sorobis (Paraíba)  eram as verdadeiras vias expressas rumo ao Sertão. Quanto a Raiz do Monte, no Mapa Alto da Serra, resta claro que se tratar de uma referência toponímica que veio a se chamar Garganta do Sapucaí, Garganta de Itajubá, localidade em que mais tarde se instalou o Registro de Itajubá, hoje Meia Lua, acesso às Minas do mesmo nome, então localizadas na região dos Pinheiros, ocupada hoje pelos Municípios de Marmelópolis-MG e Delfim Moreira-MG. Ou não  estamos falando da Região ocupada pelo Pico do Meia Lua? E tem mais, para citar apenas um dos muitos enganos. Isto é, relativamente ao comentário contido no roteiro; considerar que pudesse um naturalista, no caso de Glymmer confudir Pinheiro com Sapucaí, é o mesmo que admitir que fosse possível Pelé, confundir uma bola de basquete, com uma bola de futebol.


 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...