terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Piquete da Raiz do Monte - Estrada Geral do Sertão

    O documento que trata das primeiras divisas,  possibilitou destacar duas provisões. A provisão de 23 de fevereiro de 1731, em termos gerais, trata da necessidade de ajuste entre os Governadores de Minas e São Paulo relativamente à divisa.  Na oportunidade houve recomendação no sentido  que, fosse essa divisa definida por alguma serra ou rio, que pudesse servir de demarcação. Neste contexto,  surge a referência a um auto de posse, lavrado por Minas Gerais, onde consta, uma estrada denominada, "Estrada Geral", que vai deste distrito (São João D’El Rei), para a cidade de São Paulo até o alto da serra chamada de Mantiqueira. Uma outra provisão Régia de 30 de abril de 1747, ainda que determinasse que deveria servir de divisa o Alto da Serra da Mantiqueira,  e como esta ficava ao Norte, estabeleceu-se como referência o rio  Sapucaí que fora utilizado como definição dos limites, nos termos  seguintes:
   “os arraiais de Santo Antônio, S. Gonçalo e todo o mais terreno ao Norte do Sapucaí para Minas Gerais, e o Arraial de Santa Ana e todo o terreno ao sul do dito rio para a Capitania de São Paulo1.” (1)
   Eis que  surge a citação, a um arraial, sendo oportuno citar sua origem:
 “O arraial de Santana do Sapucaí, antigo nome de Silvianópolis, surge com a exploração de jazida às margens do rio Sapucaí, em meados do século XVIII, tendo sido a expedição de D. Francisco de Souza quem desbravou a região” (2)
   Agora vejamos, a expedição referida,  é idubitavelmente, a de Andre de Leão de 1601, roteiro descrito por Alexandre Grymmer, não sendo possível crer que pudesse, haver seguido além do limite de navegabilidade do Rio Paraíba, ou seja, do Guaipacaré, se o destino era o Alto do Sapucaí e Verde. Nem tão pouco que pudessem ter adentrado a região pela garganta do Embaú, por uma questão de lógica, resultando improvável.
   Assim sendo,  a Raiz do Monte do roteiro de  Glymmer se confirma como sendo, o caminho. Istó é, passando pelo Meia Lua, na base do qual, veio a se instalar o registro de itajubá. Em definitivo, sendo esse ainda, o caminho que ligava, Guaratinguetá a São João D’El Rei, é certo que estamos falando da mesma "Estrada Geral", em que está contido o Núcleo Embrião de Piquete.
1) Fonte: http://migre.me/77H8B 
2) Fonte: http://migre.me/77HjC

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...