domingo, 18 de dezembro de 2011

Um monte é menor que uma montanha. Por que, então, o Everest é um "monte"? (Ronaldo Nunes )

Getty Images/Mario Colonel
MAIOR DO MUNDO Com 8.850 metros de altitude, o monte 
Everest faz parte de uma cadeia de montanhas. 
Getty Images/Mario Colonel
A rigor, não há diferença entre os termos monte e montanha. Denominações mais antigas indicavam as montanhas como conjuntos de montes, que, por sua vez, seriam elevações consideráveis do terreno. Atualmente, o vocábulo monte é usado em relação ao aspecto topográfico de um terreno sem considerar sua origem ou formação. O monte Everest, na fronteira do Nepal com a China, é o pico culminante da cordilheira montanhosa do Himalaia e ponto mais alto da Terra. O termo se aplica também a elevações isoladas, como o monte Fuji, no Japão, e o Kilimanjaro, na Tanzânia. Já a palavra montanha é usada para definir elevações originadas por forças tectônicas, isto é, por orogênese. Em geral, todo tipo de relevo constitui-se de algum material rochoso. Em sua formação, importam as forças do interior da crosta terrestre, capazes de provocar dobras, fraturas e falhas em sua origem.
Nota: Piquete, das cinco Serras Altas, da Raiz do Monte, do Alto da Serra, do Monte de a Amantiqueira Quadrilheira:....a certeza de se estar pecorrendo o caminho certo!!!

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...