sábado, 28 de janeiro de 2012

OS REFERENCIAIS GEOGRÁFICOS E OS CAMINHOS PARA O SERTÃO MINEIRO.

 A Serra do Lopo é um conjunto de montanhas situado na fronteira entre as cidades de Extrema (MG) e Joanópolis (SP), Brasil. O pico do Lopo, o ponto mais alto da serra que lhe dá nome, possui 1750 metros de altitude e é um dos pontos de visitação mais procurados daquela região, pelo fato de oferecer uma vista de 360º da Represa do Jaguari e abranger diversas cidades, como Joanópolis, Extrema, Piracaia e outras.(http://migre.me/7I2HL)
..............................................................................................................

Jaguamimbaba, que em tupi quer dizer "onça parda", é como era conhecida entre os nativos brasileiros a porção paulista da Serra da Mantiqueira. O lado mineiro era conhecido como "amanti-kir", que quer dizer, "serra que chora" ou "nuvem que rola", nome que deu origem à atual denominação da serra.
Desde 1597 foi encontrado e explorado o ouro de aluvião, nos riachos da serra, um século antes das grandes descobertas em Cataguases, Cuiabá e Goiás pelos bandeirantes.[1](http://migre.me/7IdJb)
.............................................................................................................. 
Jaguamimbaba é o primeiro nome dado à serra da Mantiqueira, do lado paulista, que significa onça parda ou cachorro de estimação, e do lado mineiro mineiro amanti-kir, que é serra que chora ou nuvem que rola. Com a conservação do meio ambiente,o número de onças pardas tem aparecido mais vezes pela nossa região do Vale do Paraíba, principalmente em riachos e córregos.
jaguamimbaba, onça parda, o maior felino das Américas (http://migre.me/7Iczz)
..............................................................................................................
Serra da Mantiqueira - Na História da Descoberta do Ouro em Minas A Serra da Mantiqueira fecha sua cadeia nos últimos contrafortes do Ouro Branco, no centro do estado de Minas. Principia na serra do Espinhaço, a chamada Serra Geral ou serra de Minas e se estende no sentido de Sul a Norte até além da Bahia. Seu sistema assume para o norte os topônimos dos lugares por onde passa, Serra do Ouro Preto, do Batatal, do Capanema, do Ouro Fino, do Gongo Soco, do Garimpo, da Mutuca, do Cipó, da Pedra Redonda, ao pé da qual nasce o rio Jequitinhonha. Um de seus contrafortes é a serra do Caraça, em curva quase perfeita, uma das maiores eminências da Serra Geral, o cabeço mais alto de sua linha dorsal. Os picos do Sol e do Carapuça, frequentemente enevoados, altaneiros, erguem-se a 2.100 metros o primeiro e a 1.955 metros o segundo.
..............................................................................................................
A Serra Fina, coincide em grande parte com o Maciço Alcalino de Passa Quatro e se situa na divisa tríplice dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo ao longo da Serra da Mantiqueira, que é a estrutura geográfica que a contém, e fica vizinha ao Maciço do Itatiaia onde se situa o Parque Nacional do Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras. Possui um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro (acima de 2.000 m) e a quarta maior montanha do Brasil: a Pedra da Mina.(http://migre.me/7I2xy)
................................................................................................................
Nota: Por que razão posso afirmar que, quando falamos em transposição da Serra da Mantiqueira, em busca da Minas do Ouro, estamos falando do contra forte correspondente ao trecho de Piquete? Porque, a garganta do Embaú, cujo acesso se da por Passa Quatro, está contido no Maciço Alcalino de Passa Quatro, ou seja, a Serra Fina. Assim como temos a Serra do Lupo, Serra de Anhumas, Serra do Espinhaço, a Chamada Serra Geral, ou Serra de Minas. Todos contido no complexo Mantiqueira, mas que entretanto, especificamente com esse nome, só no trecho Norte de Aparecida, Guaratinguetá onde se localiza  Piquete, Campos do Jordão, sendo esta última localidade situada na divisa com a Serra Fina. Ou não estamos falando do Alto Sapucaí e respectivamente do rio Sapucaí e Verde, riachos da serra documentadamente explorados desde 1597, cuja a denominação amanti-kir de um lado e jaguamimbaba do outro, vieram a dar nome ao primeiro trecho da Serra, como Mantiqueira em sua porção Paulista, em cujo sopé estão, as veredas das brumas das terras ermas. Ou isto não tem haver com "nuvem que rola."


 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...