quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

(Transcrição) Caminhos do sertão (03/10/2008 - 14:52)

A vida e a obra de Guimarães Rosa se misturam com a beleza selvagem do interior de Minas Gerais. Pelo menos é isso o que imagina a estudante Serenna Tharyne Alves Souza, de 17 anos. Ela tem estudado o autor consagrado desde o início do ano e se apaixonou pelo Grande sertão: veredas, que terminou de ler recentemente. A jovem está ansiosa para conhecer os lugares onde o escritor viveu e obteve inspiração para produzir obras como Sagarana e Corpo de baile. Ela e outros 49 colegas que cursam o 2º e o 3º anos do ensino médio no Colégio Setor Leste, na 612 Sul, partirão para uma jornada pelo sertão mineiro e pelo Entorno do Distrito Federal a partir de domingo. 
...........................................................................
Os estudantes devem caminhar por um percurso de mais de 300km em 15 dias de viagem pelo Vale do Urucuia, afluente do Rio São Francisco, a Noroeste de Minas Gerais (leia trecho de Grande sertão). Eles passarão por municípios mineiros como Chapada Gaúcha, Arinos, Urucuia, Buritis, Riachinho, Unaí e Cabeceiras. Também visitarão São Sebastião e a Estação Ecológica Jardim Botânico.
........................................................................... 
Fonte: http://migre.me/7FYxq 
 Nota: Estive no Vale do Urucuia, trecho de Arinos e Urucuia, em 1999, entre janero e março,   oportunidade em que, ouvi histórias fantásticas do sertão de Guimarães Rosa. Por outro lado, nascido no que fora, o Sertão da Mantiqueira, Sertão dos Índios Bravos, Veredas das Brumas das Terras Ermas, Sertão Proibido, o sentido de pertencimento se faz ainda mais  indescritível, quando não, o suficiente para entender que temos uma grande História à resgatar. Preciso de mais  motivação?    

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...