sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Parte: 7 - As incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet -

Ao ver todos os portugueses sendo mortos, esperei que o mesmo  acontecesse comigo, mas quando os índios interromperam os banquetes vieram até onde eu estava e disseram: “Não tenhais medo, pois os vossos antepassados foram nossos amigos e nós,  amigos deles, mas os portugueses são nossos inimigos, e nos  escravizam, e por isso fizemos com eles isto que vistes.” Depois de ouvi-los, disse-lhes que não tinha o que temer pois sabia que eram meus amigos e não meus inimigos, e que eu por muito tempo tinha sido prisioneiro dos portugueses.
Parafrasendo: É possível ter dúvida de que, o Núcleo Embrião de Piquete, não obstante ao nomandismo,  fora ocupado em algum momento também,  pelos tamoios, que em razão da confederação sangrenta  imposta pela coroa portuguesa, refugiaram-se no caminho da serra acima e sertão. Sertão este já designado como sertão dos índios bravos.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...