(Transcrição) Augusto de Saint-Hilare, Segunda Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo - "À nossa frente tínhamos a Serra da Mantiqueira..." "Nada melhor lembra os vales da Suíça do que este de que acabo de fazer a descrição."
......................................................................................................................................
Registro da Mantiqueira, 14 de março, 3 léguas. - Desde que viajo na Capitania de Minas, talvez nada visse de mais belo do que a região hoje atravessada.
Seguimos um vale bastante largo, cercado de montanhas pitorescas e coberto de árvores no meio das quais se destaca sempre a majestosa araucária. Este vale é regado por um rio que dá mil voltas e pelo qual passa quatro vezes para chegar aqui, dande lhe vem o nome de Passa Quatro. Suas margens apresentam, alternadamente, pastos, capões de mato pouco elevados, terrenos cultivados entre os quais se vê de distância em distância grupos de pinheiros.
Pequenas casas acrescentam, ainda, nova variedade à paisagem. À nossa frente tínhamos a Serra da Mantiqueira, cujos cumes, bastante diferentes pelo formato, são cobertos de sombria floresta. Nada melhor lembra os vales da Suíça do que este de que acabo de fazer a descrição.
Nota: Piquete do contraforte da Serra de Jaguamimbada, da Amantiqueira Quadrilheira, do caminho dos Paulista, do caminho geral do sertão, da Raiz do Monte, da Estrada Real do Sertão, do Caminho Velho, caminho dos Guaianás. Como haveria de contrariar "Augusto de Saint-Hilare" se nasci contemplando umas das mais lindas Paisagens Cênicas de montanhas, em uma igualmente, Suíça Brasileira. Por outro lado, torna-se curioso, a partir de uma interpretação lógica que ao afirmar; "À nossa frente tínhamos a Serra da Mantiqueira" pretendesse omitir o local onde estava. Por outro lado seria como se estivesse na casa de sicrano e descrevesse o que viu na casa de fulano a sua frente. Ou seja, estando no contexto da serra Fina, que contem a região do Vale do Passa Quatro, faz referência ao conjunto de montanhas conhecidas como serra da Jaguamimbaba, Amantiqueira. Então convenhamos neste caso que, tranposição da Mantiqueira diz respeito ao limite correspondente à serra de Jaguamimbaba, pela Garganta do Sapucaí. Assim como, a tranposição pela Garganta do Embaú, se dava, via Serra Fina. Ou os cumes diferentes não são os constituídos pelos; pico do cabrito, pico do ataque, pico da meia lua, Marins, Marinzinho entre outros. Igualmente contidos na descrição trazida no Roteiro do Caminho de São Paulo para rio da Velhas, na obra Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas, de Andre João Antonil, quando então, tais relevos foram descritos como, as cinco serras altas.
PICO DOS MARINS
PICO DA MEIA LUA
PICO DOS MARINS
PICO DA MEIA LUA
1)Fonte: Augusto de Saint-Hilare, Segunda Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo, 1822, tradução revista e prefácio de Vivaldi Moreira, Belo Horizonte, Ed. Itatiaia; São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974, pág. 65/66.
1)Fonte: Augusto de Saint-Hilare, Segunda Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo, 1822, tradução revista e prefácio de Vivaldi Moreira, Belo Horizonte, Ed. Itatiaia; São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974, pág. 65/66.