sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Caminho do Padre José de Anchieta, é um dos Ramais dos caminhos para o Potosi, Alto Peru, via de ligação de Mogi da Cruzes, boca do Sertão, com o Vale do Paraíba, onde se dava a conexão do Caminho Velho de Paraty, com o Sertão de Taubaté, em um primeiro momento, mais tarde essa conexão passou a ser via Paraty, Cunha e Guaratinguetá, passando pelo Alto da Serra, espaço colonial de Piquete, em demanda do Morro Caxambu, assim por diante....


A ligação com São Vicente dava-se pela Trilha dos Tupiniquim (ou dos Goianases), que, por atravessar territórios dos índios tamoios, inimigos dos tupiniquins e dos portugueses, era tida como perigosa.
Clique na imagem para ampliá-la 
 MAPAS DE SANTOS - Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 (Da Fazenda de Brás Cubas em Mogi das Cruzes, do Caminho do Padre José de Anchieta,  ao Alto da Serra, Núcleo Embrião de Piquete)
Clique na imagem para ampliá-la 
 Mapa: Apresentando  o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (Alto da Serra, Núcleo Embrião de Piquete-SP)
Fonte: http://migre.me/7SKHJ
Fonte: http://migre.me/8lU59



GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...