Roteiro do Caminho do Rio de Janeiro, Roteiro do Caminho de São Paulo para Minas do Ouro 1707 (Fonte: http://migre.me/8rSgp)
Mapa: Roteiro do caminho via Registro (Piquete) e Garganta do Embaú
Mapa: Roteiro do Caminho Geral do Sertão, via Alto da Serra, Meia Lua, Bairro Boa Vista.(http://migre.me/8rKZN)
-
A Memória toponímica da Estrada Real e os escritos dos viajantes naturalistas dos séculos XVIII e XIX:(http://migre.me/8rjXB) Podemos perceber a influência norte-americana na memória toponímica da Estrada Real, ridicularizada por Matthew Arnold (LIND, 1963 p.87) como “horrorosamente inexpressiva” para o Brasil, quando se acrescentou o sufixo polis em alguns topônimos como: Petrópolis, Marmelópolis, Sabinópolis, Ritápolis,Alvinópolis…
- É dentro deste percurso que situamos a nossa pesquisa de doutoramento sobre a memória toponímica deixada pelos Viajantes Naturalistas que passaram pelos caminhos da Estrada Real entre os séculos XVIII e XIX. (ibidem)
- Sabemos que quanto ao surgimento dos povoados e à fundação dos distritos e municípios, as datas são muito diversificadas.
- Existem municípios e distritos que têm sua raiz entre os séculos XVI e XVII. (ibidem)
- Todavia, constatamos que a maioria dos municípios e distritos da Estrada Real têm a sua origem no século XVIII (ibidem)·
- Parafraseando - A Memória toponímica da Estrada Real está relacionada, tão somente, ao escritos dos viajantes naturalistas dos séculos XVIII e XIX? Em se tratando de União Ibérica que acabou atraindo para o Brasil os inimigos da Espanha; com os quais estava envolvido em vários conflitos a exemplo da Inglaterra. É possível desconsiderar que Anthony Knivet, quando de sua rendição, não tenha revelado verdadeiros segredos de estado Inglês, sendo retido pela família Correia de Sá. Estando Antyony Knivet devidamente orientado por coordenadas, seria a influência norte-americana na memória toponímica da Estrada Real, apenas um injustificado ufanismo, passível de ridicularização, como fora no caso de Matthew Arnold? Estamos falando de uma horrorosamente e inexpressiva referência toponímica ou estamos falando da presença dos Ingleses na Estradas Reais, tais como Petrópolis,Marmelópolis, Sabinópolis, Ritápolis, Alvinópolis? Ou os muros de pedras, cercas de pedras. Assim como a toponímia Piquete; sinônimo de mangueiro, potreiros, pelo caminho do ouro, não esta relacionado à prática Andina Espanhola, de contenção de animais, lá as lhamas, aqui o muares, bem como, na definição de divisas, como consta em mapa de 1801, barreira do Piquete.
Obs: (Transcrição) A União Ibérica acabou atraindo para o Brasil os inimigos da Espanha; como a Espanha estava envolvida em vários conflitos com outros países europeus, como Inglaterra, França e Holanda, estes países acabaram organizando diversas invasões contra o Brasil! Na metrópole a situação econômica estava praticamente arruinada. Foi organizado em Portugal, um movimento pela restauração da autonomia de Portugal, liderado pelo Duque de Bragança. Com a vitória do movimento o Duque de Bragança acabou sendo coroado em 1640 como Rei de Portugal, recebendo o título de D. João IV, marcando o início da Dinastia de Bragança. No ano de 1642, o Rei D.João IV criou o Conselho Ultramarino, um órgão que se encarregava da administração e exploração colonial. (http://migre.me/8riei)