CAPITANIA DE MATO GROSSO E CUIABÁ
A capitania de Mato Grosso e Cuiabá foi criada pelo Alvará Régio de 09 de maio de 1748, constituída em áreas territoriais desmembradas das capitanias de São Paulo e do Grão-Pará perfazendo uma área de 1.728.000 km, tendo os seguintes limites:
Ao Norte com a capitania do Grão-Pará assinalado por uma linha reta partindo de um ponto da margem esquerda do rio Araguaia, seguindo a direção do oeste até encontrar a margem direita do baixo curso do rio Teles Pires, descendo por este até a sua confluência com o rio Juruena, por este subindo até o ponto de prosseguimento da linha Araguaia/Teles Pires, em direção ao oeste até alcançar a cachoeira de Santo Antônio no alto curso do rio Madeira.
A Leste com a capitania Goiás tendo por limite o rio Araguaia a partir do ponto inicial da linha de limite com a capitania do Grão-Pará, subindo seu curso até a sua nascente.
A Sul com a capitania de São Paulo tendo por limite uma linha partindo da nascente do rio Araguaia até alcançar o alto curso do rio Paraná, próximo a confluência dos rios Paranaíba e Grande seus formadores. Descendo o rio Paraná até num ponto do seu médio curso, do qual segue por uma linha até alcançar a margem esquerda do rio Paraguai, em seu médio curso.
Ao Oeste com as colônias espanholas, tendo por limites o rio Paraguai a partir do ponto terminal da linha limite sul com a capitania de São Paulo, subindo por este rio até o seu mais alto curso e daí por uma linha até alcançar o alto curso do rio Guaporé, por este descendo até sua foz no rio Mamoré, por este descendo até sua confluência com o rio Beni, originando o rio Madeira, por este prosseguindo até a cachoeira de Santo Antônio, a primeira do seu curso, no sentido foz/nascente.
Foi escolhida para sua sede administrativa (capital), em 1761 a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade ex-município de Pouso Alegre criado pela Provisão Régia de 1746, elevado do distrito com essa denominação, criado pela Provisão Régia de 1743.
Em 26 de julho de 1748, foi escolhido Dom Antônio Rolim de Moura, para governá-la, ocorrendo sua nomeação pela Carta Patente de 25 de setembro de 1748, para os cargos de governador e capitão-general. Governou a capitania no período de 1748 a 1763.
Fonte: Abnael Machado de Lima http://migre.me/8klvkMembro da Academia de Letras de Rondônia