sábado, 26 de maio de 2012

Artur de Sá Meneses (Transcrição)

De novo nas Minas
Em 25 de agosto de 1700 encontramos outra vez o governador em
Parati, ali se demorando oito dias para ordenar preparativos do que seria sua última expedição a Minas Gerais: reuniu pessoal e animais. Há diversos atos seus expedidos sobre mercadorias, fazendas, mercadores e ouro em pó. Vai para Taubaté, ficando ali 18 dias, recebendo reforço de Domingos da Silva Bueno,Matias Barbosa da Silva e um Terço de índios da aldeia real de São Miguel sob a conduta de seu maioral, o capitão João Veloso de Siqueira, índio que havia recebido notavel educação dos padres da Companhia. Partiu para Guaratinguetá, ali ficou quatro dias, e depois 23 dias no Ribeirão do Carmo. Para a terrível travessia da serra da Mantiqueira, encontrou ranchos e pousadas dispostas pelos indios que há mais de um ano se ocupavam da viagem; a comitiva se dividiu em Congonhas, a maior parte tomando a vereda à esquerda, sobre o Rio das Velhas, rumo aos descobertos de Borba Gato, e o Gov vindo para o Itaverava, rumo ao Carmo, a tempo de assistir às medições do ribeiro de João Lopes de Lima. Na volta, esteve no arraial dos Bandeirantes ou do Carmo. Depois, permaneceu no Rio das Velhas, dizem que de novembro de 1700 até 25 de abril de 1701. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.http://migre.me/9eksq)
 Clique na imagem para reduzi-la
Mapa: Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (http://migre.me/9ekHW)



GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...