domingo, 22 de julho de 2012

BRASIL COLÔNIA: MOVIMENTOS NATIVISTAS (Transcrição)


Guerra dos Emboabas (1709)
  • Ocorreu em Minas Gerais e teve como causa a luta pela posse das minas entre paulistas e emboabas (forasteiros).
  • O primeiro incidente aconteceu entre o paulista Jerônimo Pedroso de Barros e o reino (português) Manuel Nunes Viana, em Caeté. A nomeação do "emboabas" Manuel Nunes Viana como "governador das Minas" irritou os paulistas, pois se sentiram lesados, começando, então, violentos choques: atacados pelos emboabas chefiados por Bento do Amaral Coutinho, junto ao rio das Mortes, depois de resistirem, os paulistas cercados se renderam, mas foram traídos. Foi o episódio do Capão da Traição (1708) onde morreram 300 paulistas. O governador do Rio de Janeiro D. Fernando Mascarenhas de Lencastre tentou acabar a luta, mas não teve êxito (1709). Seu substituto, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho conseguiu a pacificação.
  • Principais conseqüências: (1) criação de uma nova Capitania, a de São Paulo e Minas do Ouro, separada do Rio de Janeiro (09 de Novembro de 1709) (2) elevação da vila de São Paulo à categoria de cidade (julho de 1711); (3)  separação entre a Capitania de São Paulo e a de Minas Gerais (1720) (4) descoberta de ouro nas regiões de Mato Grosso e Goiás para onde se dirigiram, depois, os paulistas. (Fonte: http://migre.me/a0gc0)
Clique na imagem para reduzi-la
NÚCLEO EMBRIÃO DE PIQUETE, ALTO DA SERRA, CAMINHO DOS PAULISTAS - Carta corográfica - Capitania de S. Paulo, 1766 (Fonte: http://migre.me/a0gmO)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...