domingo, 30 de setembro de 2012

Caminhos Antigos XIV (Transcrição)

Portugueses e Espanhois no Novo Mundo: resistência na Serra do Mar


Serra do mar, Bertioga, Mogi das Cruzes 
Para quem olha no sentido litoral – planalto, a Serra do Mar parece uma verdadeira muralha, só permitindo ultrapassá-la através de gargantas por onde passaram os primeiros colonizadores seguindo as trilhas indígenas.
Esta característica topográfica da Serra do Mar é apontada por Dinah Silveira de Queiroz (autora do romance A Muralha), ao retratar, através da personagem Cristina (na minisérie da TV nome da personagem Beatriz) - recém chegada de Portugal no início da colonização do Brasil - a dificuldade de se locomover de São Vicente aos Campos de Piratininga (São Paulo). A paisagem assim descrita, compõem-se de um “... desfile tenebroso de montanhas, que se encostavam erectas umas às outras, numa procissão de guardas gigantescos...” configurando uma “enorme muralha verde-escuro barrando o horizonte ... mais alto do que passarinho pode voar!” (Queiroz, 2000 :20). 
Mesmo com essa defesa natural, alguns caminhos de acesso litoral-planalto preocupavam as autoridades portuguesas no sentido de ataques ao litoral, por exemplo Bertioga ou Santos, e em seguida à cidade de São Paulo. 

Em branco o contorno da serra do mar 

É assim que, a 10 de março de 1777, uma segunda feira, após enchentes que destruíram na semana anterior, os caminhos e pontes dos arredores da vila de Mogi das Cruzes, chegava o aviso endereçado ao capitão mor, dando conta que a armada espanhola atacava a ilha de Santa Catarina e que poderia se dirigir e desembarcar na cidade de Santos.

....................................................................................................................................................................................................


Tracado original Mogi-Santos realçado

...........................................................................................................................................

Quanto à questão do abastecimento (farinha e feijão), o episódio gerou uma intensa troca de correspondência entre as capitanias de Minas, São Paulo, e os capitães das vilas no caminho Serra da Mantiqueira – São Paulo, para montar uma rede de transporte para o abastecimento das tropas, devendo os alqueires de farinha serem transportados pelo menos até a vila de Mogi, e daí para São Paulo, como dizia o governador da capitania: ”donde farei transportar em algumas bestas que puder conseguir, e as costas de Índios e escravos.” ou “por rio em canoas.” 

Em 1º de outubro de 1777 foi assinado o tratado de Santo Ildefonso, entre Portugal e Espanha, para encerrar a disputa entre ambos. A Espanha coube territórios que hoje fazem parte do Rio Grande do Sul e Uruguai e Portugal teve devolvida a ilha de Santa Catarina que fora ocupada poucos meses antes como vimos.
............................................................................................................................................
Fonte:.Dialética Cultural Pesquisa e desenvolvimento interpretativo de documentos históricos, itens de cultura material e fatos históricos em museus, bibliotecas e arquivos históricos. Publicação de livros e periódicos, prestação de serviços de produção audiovisual e de comunicação multimídia, desenvolvimento e montagem de exposições etnográficas e religiosas e aulas de campo associadas a estudos de meio.(http://migre.me/aVP79)
Clique na imagem para reduzi-la

MAPAS DE SANTOS Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 (http://migre.me/aVTdA)
Nota: Relativamente ao conflito entre Portugueses e Espanhois no Novo Mundo, no que tange ao traçado do caminho em direção ao Vale do Paraíba, Piedade (Guaipacaré), transpondo o Rio Paraíba, a passagem da Serra da Mantiqueira era realizada pelo Alto da Serra ou pela Garganta do Embaú, via espaço colonial de Piquete-SP, caminhos milenares.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...