domingo, 30 de setembro de 2012

O Caminho Milenar de Peabirú De São Vicente a Machu Picchu Passando por Paranapiacaba (Transcrição)


 O trânsito intenso através do Peabiru chegou a ser proibido, em 1553, por Tomé de Souza. Segundo o, então, Governador-Geral do Brasil, era preciso fechar o caminho milenar e punir quem por ali transitasse com a pena de morte, pois "a fácil comunicação entre a Vila de São Vicente com as colônias castelhanas causam um grande prejuízo à Alfândega Brasileira, resultado do contrabando".
Só muito tempo depois, algumas dessas trilhas foram aos poucos sendo reativadas. Provavelmente é o caso do chamado Caminho Velho, que teria usado uma das antigas ramificações do Peabiru para ligar Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, às Minas Gerais. Com a descoberta de pedras e metais preciosos naquela região do interior do Brasil, o Caminho Velho foi calçado com pedras e passou a ser conhecido como Trilha do Ouro.
Hoje, boa parte da Trilha do Ouro pode ser desfrutada em passeios turísticos a partir da cidade histórica de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. 
Percorrendo as margens do Rio Mogi chegava-se em Paranapiacaba de onde se alcançava o Planalto de Piratininga. Os Tupis referiam-se a ela como "Peabirú", cuja tradução mais conhecida é "Caminho de Gramas Amassadas", o místico caminho indígena que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico. Teria recebido esse nome, porque seus construtores plantavam uma espécie de grama rasteira e densa para que a trilha não fosse apagada, pois onde era plantado esse tipo de grama não nascia nenhum outro tipo de vegetação.

A Trilha dos Tupiniquins e o Caminho do Padre Anchieta Fonte: Livro
Capitães do Brasil de Eduardo Bueno. Caminho Velho do Ouro - Paraty-RJ

Clique na imagem para reduzi-la

Fonte: Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. Clique nas imagens para reduzi-las:http://migre.me/aWp8q
Nota: É dificil entender que as Trilhas dos Tupiniquins e Caminho do Padre Anchieta, bem como posteriormente, o Caminho do Piqueri, estão diretamente relacionados a conveniência de Brás Cubas, quando então, se estabelece com sua Fazenda, no que fora posteriormente ponto de partida do prolongamento dos primeiros caminhos em direção ao Sertão, dando origem a cidade de Mogi das Cruzes? Quando então alcançava-se o Alto da Serra da Mantiqueira, espaço colonial que deu origem a Piquete-SP? Ademais a proibição em 1553, por Tome de Souza, de acesso por São Vicente, relativamente aos caminhos, impondo um maior controle, que resultou em confronto com os franceses em 1555, no Rio de Janeiro (grifos meu), não está relacionado à Carta enviada por Duarte de Lemos ao Rei? Ou seja: "Em julho de 1550, de Porto Seguro, o capitão Duarte de Lemos escreveu ao soberano, garantindo-lhe que ali "é a terra onde está o ouro, porque de nenhuma destas partes podem ir melhor a ele que por esta", já que o Peru "está na altura de dezessete graus que é onde esta capitania está (...)". (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://migre.me/aZh70) É possível ignorar que desde então a orientação, somados aos relevos que serviam de balisamento, como os Rios Serras e Montes, a astromonia, o sistema de coordenadas que possivilitava a definição da posição e caminho a seguir,  era o principal meio utilizado. Ademais em se tratando de coordenadas o uso da bússula na falta, a observação da posição do sol, não possibilitavam a identificação do ponto em que encontravam, quando do deslocamento.


CAMINHO VELHO DO OURO:

1) - Rio de Janeiro: Latitude 22º 54' 10"S

2) - Cabo Frio: Latitude 22º 52' 44" S

3) - Paraty-RJ: Latitude 23º 13' 21" S

4) - Cunha-SP: Latitude 23º 04' 28" S

5) - Guaratinguetá-SP: 22º 48' 59" S

6) - Lorena-SP: Latitude 22º 43' 51" S

7) - Piquete-SP: Latitude 22º 36' 49" S

8) - Marmelópolis-MG: Latitude 22º 26' 57" S

9) - Mariana-MG: Latitude 20º 22' 40" S

10) - Sabará-MG: Latitude 19º 53' 09" S

11) - Alto Peru (hoje, Bolívia) latitude 17° 0' 0" S

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...