sexta-feira, 28 de setembro de 2012

OS CAMINHOS ANTIGOS DO BRASIL. (Créditos, Leopoldo Costa - Transcrição)

Leopoldo Costa

i. O CAMINHO DE PEABIRU
O trecho inicial do Caminho de Peabiru, mais tarde chamado de Caminho de Piaçagüera ou Caminho de Paranapiacaba, foi o roteiro mais antigo usado pelos colonizadores para atingir o planalto de Piratininga. Muito antes da chegada dos portugueses, o Caminho de Peabiru era usado pelos índios e especula-se que alcançava até a capital do império Inca (Cuzco) .
A trilha para chegar a São Paulo de Piratininga passava pelas terras dos índios Tamoios, inimigos dos portugueses e tidos como canibais. O caminho era considerado perigoso e apesar de ser movimentado nos tempos da colonização muitos viajantes foram atacados e devorados pelos índios. 
Iniciava-se na vila de São Vicente, atravessava uma área alagada (hoje cidade de Cubatão) e prosseguia pela serra do Mar acima até as nascentes do rio Tamanduateí (atual cidade de Mauá) e daí ao ribeirão Anhangabaú, no centro histórico de São Paulo. O percurso levava dois dias para subir e um dia para descer. 
Em meados do século XVI, com o objetivo de não despovoar a costa, deixando-a mais vulnerável ao ataque dos piratas, a coroa portuguesa proibiu o transito pelo caminho. Quem fosse apanhado trafegando por ele era preso e até poderia ser condenado à forca. Esta proibição com penalidade tão pesada veio a provocar por falta de uso, a destruição do caminho, que foi invadido pela vegetação.
Fonte do Mapa: O Caminho Milenar de Peabirú De São Vicente a Machu Picchu Passando por Paranapiacaba  http://migre.me/aVMxH

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...