......................................................................................................................................................................................
Caminho geral do sertão
Por décadas os bandeirantes do Vale do Paraíba que rumavam para as terras do ouro, hoje Minas Gerais, mas na época conhecidas como sertão da capitania de São Paulo, à qual pertenciam, cruzavam a Garganta do Embaú, com notável altitude de 1.133 m no alto da Serra da Mantiqueira. Era o ponto mais baixo dos cumes da serra, visível de longe, e a partir dela, embrenhavam-se pelo chamado "caminho geral do sertão".
Por esta passagem cruzaram bandeiras como as de Fernão Dias Pais, Antonio Delgado da Veiga e de Miguel Garcia. O caminho, mais tarde, foi trecho da antiga Estrada Real, que fazia descer o ouro de Minas Gerais ao porto de Parati, nos arredores do Rio de Janeiro.
Fonte: http://migre.me/bW9tm
a) - Mapa do Caminho Velho - Via Registro (Piquete-SP), Conceição do Embaú (Cruzeiro-SP)
b) Mapa do Caminho Geral do Sertão, via Alto da Serra
MAPAS DE SANTOS
MAPAS DE SANTOS
Fonte: Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 .Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (http://migre.me/aWncu)
Nota: Faz-se necessário esclarecer que, o contexto era o mesmo, espaço colonial de Piquete-SP, entretanto, as vias são distintas; a) Via Garganta do Embaú; b) Via Alto da Serra, no caso, o denominado era Caminho Geral do Sertão, via para o Potosi ou para, Serra das Vertentes, Alto São Francisco.