domingo, 17 de fevereiro de 2013

Piquete-SP; no Caminho Geral do Sertão, Caminho Velho, Caminho do Sabaraçu, Via para Goiáis....

Trecho da Estrada Real em PitanguiFolder produzido pela Prefeitura Municipal, 2005.
Fonte: Licínio Filho e outros - Blog Daqui de Pitangui-MG - http://migre.me/dhRG2 
Parafraseando: Separando Vila Boa de Goiás do Rio de Janeiro, eram consumidos cerca de três meses de viagem. Caminho que passava por Pitangui, em Minas Gerais, chegando em Sabará permitindo o abastecimento da nova região aurífera, a imigração e o escoamento da sua produção mineral. Seguindo em direção ao Sul, deparava-se com matas do Rio Grande e Rio das Mortes. Por outro lado, uma vez que está ultima região pertenceu a jurisdição da Vila de Guaratinguetá, alcançava-se São João Del Rei, em demanda de Santa Ana do Sapucai e Alto Sapucai, transpondo a garganta de mesmo nome, via Alto da Serra, espaço colonial de Piquete-SP, Caminho Geral do Sertão. Em um primeiro momento seguia-se em demanda de Paraty, objetivando alcançar o porto de Sepetiba, rumo a cidade do Rio de Janeiro. Em um segundo momento a autorização de construção do caminho da Piedade em 1725, rumo a fazenda Santa Cruz foi pensado no proposito de evitar o caminho do mar pela via de Paraty, possibilitando alcançar a cidade do Rio de Janeiro exclusivamente por terra.
..............................................................................................................

Fonte: Licínio Filho e outros - Blog Daqui de Pitangui-MG - http://migre.me/dhRG2 
Mapa de 1776 de Santos-SP, Caminho Velho, que passando pelo Alto da Serra, espaço colonial de Piquete-SP, se estendia até a cidade de Sabará e Caeté, inicio do caminho para Oeste, estrada de Goiás,  passando por Pitangui em demanda de Goiás Velho.
Notas::
1) - O chamado Caminho do Sabarabuçu foi uma das Estradas Reais surgidas no Brasil em função da mineração, no século XVIII. Este caminho ligava Catas Altas a Glaura (distrito de Ouro Preto); foi identificado recentemente, constituir-se-ia numa extensão do Caminho Velho, que assim passava a atingir as vilas de Sabará e Caeté. Esta variante tinha como referência o rio das Velhas e a serra da Piedade, no alto de Caeté. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://migre.me/dhSLv)
2) - a) o Caminho Velho, que ligava São Paulo e Rio de Janeiro às minas, passando por Parati, Taubaté, Guaratinguetá, Baependi, Carrancas e São João del-Rei; (http://migre.me/diCm2)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...