domingo, 26 de maio de 2013

Jacuí - Minas Gerais - MG -

Histórico
Habitavam o Sul de Minas, onde se localiza o município, índios botocudos de que pouco  se conhece. Posteriormente, bandeiras paulistas aqui vieram à busca de ouro. Por volta de 1750,  o Guarda-Mor Francisco Martins Lustosa, nomeado pelo Governador de São Paulo, D. Luiz  Mascarenhas, veio controlar as minas do Sapucaí. Lustosa aqui chegou e encontrado muito ouro,  fundou um acampamento, atual Cidade Jacuí.  A ocupação do solo foi conseqüência da existência do ouro, trazendo paulistas que  passaram à exploração, fazendo contrabando para São Paulo. Francisco Martins Lustosa retirouse  para Curitiba, onde faleceu, deixando o povoado em evolução. A ocupação do solo, ocorrido  nos meados do século XVII, tem seus marcos gravados por enormes escavações feitas na fase da  mineração. Ao iniciar-se o século XIX a população partiu para a derrubada de matas. Preparando  o solo para a lavoura e a agricultura, assumiu a liderança da economia local. Jacuí, que recebeu  foros de Cidade em 1869, teve em Honório Hermeto Carneiro Leão, o Marquês do Paraná, um  dos seus mais ilustres filhos.   O topônimo é vocábulo de origem tupi-guarani, “Y-Aco_Y”, e significa “Rio dos Jacus”. (Fonte: http://migre.me/eJByf)
..........................................................................................................História (Transcrição)
"Como a maioria dos municípios da região, sua origem está ligada à chegada dos bandeirantes paulistas, em especial à bandeira de Miguel Garcia Velho (Borba Gato), que vinham à procura de ouro. Sua fundação não pode ser precisada com certeza. Possivelmente ocorreu entre os anos de 1703 a 1705.O arraial que deu origem a Delfim Moreira surgiu à margem direita do rio Santo Antonio, quase em frente à cachoeira formado por este rio, onde Miguel Garcia Velho encontrou ouro e por ali permaneceu faiscando por cinco anos. Itagybá é um nome tupi que significa: pedra amarela, lugar onde o rio das pedras cai de cima ou cachoeira do rio das pedras. Foi em razão desta cachoeira que Delfim Moreira obteve seu primitivo nome, Descoberto do Itagybá ou Minas do Itagybá" (Fonte: Blog No rastro da memória (Santa Rita do Sapucaí)http://migre.me/eJDcG)
Nota: A transposição da Serra de Jaguamimbaba (Serra da Mantiqueira), pela Garganta do Sapucai, desfiladeiro de Itajubá, Caminho dos Paulista, Estrada Real do Sertão, Caminho Geral do Sertão, em demanda das minas de Itajubá, localizada na região ocupada hoje pelo município de Marmelópolis, era via Alto da Serra, espaço colonial de Piquete-SP.







GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...