quinta-feira, 30 de maio de 2013

Na margem esquerda do Paraiba do Sul, no sertão dos Índios Bravos - conjecturas realizáveis pela força da tradição.

História da Cidade:
"A origem do nome da cidade de Potim, localizada no Estado de São Paulo, remota aos idos de mil setecentos e setenta e dois, quando foi benzida e oficializada a capela construída pelo piedoso casal de fazendeiros Miguel Corrêa dos Ouros e Dona Izabel Pereira dos Ouros, mais especificamente no dia seis de agosto de mil setecentos e setenta e dois. Miguel Corrêa dos Ouros possuía uma imagem do Senhor do Bom Jesus, trazida de Portugal, a qual o povo do lugar tinha muita devoção e atribuía milagres. O casal resolveu edificar uma Igreja para colocar a imagem e para isso, fez doação de cem braças de terras de testada pôr seiscentas braças de sertão, como era costume da época, em escritura datada de vinte e dois de junho de mil setecentos e setenta e um, recebida pelo Padre Antonio Ramos Barbasm, da Paróquia de Guaratinguetá, São Paulo. Essa área doada compreende, atualmente, parte das ruas Antonio de Oliveira Portes e antiga Massaguaçu, hoje Rua Adriano Galvão de Castro além do centro da cidade, onde está construída a Matriz do Senhor Bom Jesus de Potim, que tornou-se o padroeiro da cidade. Construída a capela de taipa e pau-a-pique, em seis de agosto de mil setecentos e setenta e dois, foi celebrada a primeira missa no local, pelo Padre Firmino Dias Xavier. A origem do nome "Potim" está ligada a língua indígena "Nheengatu", língua geral dos tupis-guaranis, que comporta o significado "camarão". Supõe-se a existência de um grande número de camarões de água doce, existentes no ribeirão denominado Potim. Inicialmente o povoado que surgiu aos poucos em volta da Capela, recebeu o nome de povoado da Capela do Senhor Jesus da Cana Verde de Ribeirão de Potim." (1)
A primeira conjectura em busca de uma contextualização final está na constatação no sentido que, a região correspondente ao espaço que veio a dar origem à Piquete pertencia ao Potim. A assertiva encontra fundamento no artigo da lavra de Joaquim Roberto Fagundes: "O Povoamento das Terras e Sertões de Guaratinguetá Sesmarias e Sesmeiros do Século XVIII"
Na oportunidade, esclarece que: "...foi considerado apenas as sesmarias doadas nas áreas correspondentes aos autais municípios de Roseira, Aparecida e Potim" (grifos meus)
Nessa direção,  salta aos olhos a doação recebida por Domingos Rodrigues Correa:
– Terras entre a Serra da Mantiqueira E O Caminho velho, com meia légua de terra de largo e uma de comprido, que faz um ribeirão que vem da mesma serra e outro chamado do hubahy, no fim das terras da Capoeira Grande. Os elementos toponímicos trazidos na descrição dos limites da Sesmaria concedida possibilitam identificar o trecho em que se encontrava. Ou seja, Capoeira Grande era a denominação atribuida ao Bairro do Quilombo, cujo limite divisa com a Vila Conceição do Embaú. Entre a Serra da Mantiqueira e o Caminho Velho que, em conformidade com a cartografia histórica passa pelo terras da Capoeira Grande, está o Bairro do Itabaquara com seus ribeirões.
A segunda conjectura está relacionada ao patrimônio imaterial, considerando que, em 1772, quando da decisão pela construção da capela do Senhor do Bom Jesus, a devoção já se fazia presente, possibilitando inferir, tratar se de uma rota devocional da diápora africana. Ou seja, Património Mundial: "O Forte Jesus de Mombaça, também referido como Fortaleza de Jesus de Mombaça, localiza-se na cidade de Mombaça, no atual Quénia." (3) 
Evidências no Sertão da Mantiqueira:
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Campos do Jordão....
A ESTAÇÃO: Mombaça é uma parada dos trens de subúrbio da EFCJ. É uma plataforma com cobertura de telhas de barro e pilares de madeira. Segundo se conta no bairro, que tem o nome da parada, durante a escravidão grande parte dos escravos que ali viviam teriam vindo de uma localidade de nome Mombaça, na África. Há histórias de trens assombrados que passam por ali  à meia-noite. (4)
............................................................................................................................
Vereadores se reúnem em Córrego do Bom Jesus-MG
"Os vereadores João Gabriel e Fernanda Chiaradia apresentaram a Indicação 12-2013 pedindo a recuperação das estradas dos Bairros São Domingos, Bairro do Tanque, Bairro Meia Légua, Anhumas (sentido Bairro Passareli), Barro Preto, Barreiro, Bocaina, Bairro Dias e Mombaça."
(5)
 ......................................................................................................
Liberdade - Sul de Minas
A cidade de Liberdade MG é cortada pelo Rio Grande e está localizada no alto da serra da Mantiqueira. A vida em um arraial no topo da montanha no século XVIII não era fácil, e apenas a fé poderia confortar as grandes aflições que as atormentavam. Os padres jesuítas, em sua missão de catequese constroem a ermida do Senhor Bom Jesus Livramento, ainda na primeira metade do século XVIII ,com paredes de pedra e coberta de sapê, abriga uma pequena imagem do Senhor Bom Jesus trazida de Portugal, com cerca de 30 cm de altura e preservada até os dias de hoje. Em volta dessa capela as pessoas começaram a se fixar dando origem a um povoado.
(6)
 ............................................................................................................
Piquete-SP - Capela do Bom Jesus, no Bairro da Tatuleta. 
 (1) Fonte:  http://migre.me/eNrBb

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...