sábado, 20 de julho de 2013

CAMINHO NHÁ CHICA E PADRE VICTOR - CNCPV: A HISTÓRIA DA CAPELA DO DISTRITO DO RIO DAS MORTES...(Transcrição)

CAMINHO NHÁ CHICA E PADRE VICTOR - CNCPV: A HISTÓRIA DA CAPELA DO DISTRITO DO RIO DAS MORTES...: Capela de Santo Antônio do Distrito do Rio das Mortes Pequeno em São João del-Rei (MG) Para nos situarmos no contexto histórico da ép...
...........................................................................................

Capela de Santo Antônio do Distrito do Rio das Mortes Pequeno em São João del-Rei (MG)
Para nos situarmos no contexto histórico da época, era São João del-Rei a mais promissora das vilas, ao lado de Vila Rica do Ouro Preto, e foi escolhida como capital de uma das grandes comarcas da capitania mineira: a Comarca do Rio das Mortes. Em 1714 a Capitania das Minas Gerais sediava três importantes comarcas: a de Vila Rica, com sede na hoje Ouro Preto, a do Rio das Velhas, cuja sede era Vila Real, hoje Sabará e a terceira e talvez mais importante, a nossa de Rio das Mortes, que tinha seu fórum em São João del-Rei. A Comarca de Rio das Mortes, para a cobrança do quinto do ouro, teve dilatado o trecho da capitania que se estende do Ribeirão das Congonhas, nas divisas da Comarca de Vila Rica até à Vila de Guaratinguetá, pela serra da Mantiqueira ao sul, não lhe assinalando a linha do oeste, por se tratar, como explica Diogo de Vasconcelos, de sertão desconhecido. Modificações tiveram lugar em 1823, data da sedição de Ouro Preto, quando São João del-Rei sediou o governo da capitania durante todo o período de comoção, até que fosse restaurada a ordem.
.................................................................................................

MAPAS DE SANTOS
Fonte: Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 .Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais.
Nota: Parafraseando: "A Comarca de Rio das Mortes, para a cobrança do quinto do ouro, teve dilatado o trecho da capitania que se estende do Ribeirão das Congonhas, nas divisas da Comarca de Vila Rica até à Vila de Guaratinguetá, pela serra da Mantiqueira ao sul. Por conseguinte, o caminho de transposição, sempre foi pelo Alto da Serra, Núcleo Embrião de Piquete, em conformidade com o Mapa de Santos de 1766,  caminho pecorrido pelo Padre João de Faria Fialho. Sendo certo ainda que, Guaratinguetá  foi Vila da Região do Rio das Mortes, antes da criação da referida Comarca. Além de que, por mais de 300 anos Guaratinguetá-SP,  constituiu-se em principal entreposto de Abastecimento da Região. Restanto justificado se o caminho religioso se prolongasse e tivesse como destino o Santuario de  Frei Galvão em Guaratinguetá-SP" 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...