domingo, 21 de julho de 2013

Formação da rede regional de abastecimento do Rio de Janeiro: a presença dos negociantes de gado (1801-1811) - (Transcrição)

........................................................................................
Uma ilustração do relacionamento comercial entre São Paulo e Minas pode ajudar a confirmar a hipótese de uso do caminho da Piedade para a condução de uma parcela dos rebanhos de Minas para o Rio de Janeiro. Alguns moradores da vila de Santa Maria de Baependi (MG) representaram, com o apoio do capitão-mor Manoel Pereira Pinto, em 1817, a Câmara da vila de Lorena mostrando a necessidade de conserto do caminhoda Serra da Mantiqueira. Por tal via realiza va-se o escoamento de produtos do sudeste mineiro. Segundo as palavras do próprio capitão: “Atesto, e faço certo, não só pelas representações, que me têm sido feitas, como pelo pleno conhecimento, que tenho, que a Serra da Mantiqueira, por onde transitam numerosas tropas e viandantes para corte do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo se acha incapaz de se passar pelos grandes faltos e desmanchos das calçadas, que tem motivado grandes prejuízos de animais, e que não havendo reparo se arruinará a mesma estrada totalmente, e impossibilitará no todo a passagem, e por conseguinte se diminuirão os interesses reais” (AESP, Ordem  232).19
 ..................................................................................................
Fonte: http://migre.me/fyQ6P

Fonte: Blog do Vieira http://migre.me/fxRUK
DOC. ARQUIVO PUBLICO MINEIRO
Este mapa nos mostra como a região estava cortada e recortada por vários caminhos e muitas picadas. Vê-se, ainda o Caminho Velho e as diversas "fazendas" já existentes na região mineira.
1 - Monte Ita Picu
2 - Estrada do Picu (construída por volta de 1820)
3 - Lagoa da Aiuruoca
4 - Arraial de Baependi
5 - Registro da Mantiqueira
6 - Capela do Imbaú
7 - Registro de Itajubá
8 - (Barreira de Piquete)...lugar por onde se deve transpor a Serra...após o Registro de Itajubá
9 - Arraial de Itajubá
10 - Vila da Campanha
11 - Arraial de São Gonçalo
12 - Vista do Sapocahi Mirim
13 - Arraial de Santa Ana do Sapocahi (Silvianópolis)
14 - Arraial de Camanducaya
15 - Registro de Jaguari
16 - Morro do Lopo
17 - Campos do Selado (...de Camanducaya)
18 - Estrada... para caminho principal para Pindamonhangaba
19 - Fazenda de Itajubá
20 - Lugar do quartel da patrulha...do Campo de São Pedro
21 - Fazenda de Ignacio Caetano Vieira de Carvalho
22 - Fazenda de João Pereira
23 - Moradores de Itajubá (fazendeiros ?)
24 - Estrada para Itajubá
25 - Estrada para as Bicas (rio)
26 - Registro das Bicas
27 - Fazenda de João da Costa Manço
28 - Fazenda que foi do Cardoso
29 - Fazenda dos Pastos Novos...
30 - Quartel de São Paulo casa da guarda da ordenança da Vila de Pindamonhangaba
31 - Estrada que segue da Vila de Campanha para a de São José (?)
32 - Estrada que segue da Cerra da Mantiqueira para São Paulo 
Piquete-SP: Considerando o Mapa produzido entre 1800/1801,  que mostra em especial, os caminhos e Registros de passagem,  é oportuno destacar a barreira de piquete n.º 08 e o Registro de Itajubá n,º 07 e sua importância.  Tendo em vista,  o significado da própria palavra ppiquete, elemento toponímico, relacionado a potreiro, mangueiro, espaço destinado a contenção de animais próximos as casas e Ranchos. Neste caso reiterando, na proximidade do Registro de Itajubá,  ao piquete, no caminho de transposição  pelo Alto da Serra da Mantiqueira, Garganta do Sapucaí, Meia Lua, Boa Vista, resulta inquestionável, que se tratou de uma Rota comercial,  de intensa  atividade Tropeira  no espaço colonial de Piquete. Por outro lado, dada a Geografia, da região, resta evidente que, a estrada dos Marins, veio a se transformar em uma rota de Carreiros e igualmente de tropeiros.
Nota: Piquete - Pequeno potreiro, ao lado da casa, onde se põe ao pasto os animais utilizados diariamente. (Dicionário Gaudério http://migre.me/fySr0)


GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...