segunda-feira, 22 de julho de 2013

Explicação do Caminho Velho (Transcrição)

À procura do ouro e pedras preciosas seguiam os bandeirantes, desde o primórdio da história colonial, rumo ao interior. Depois de descobertas as minas de ouro, a grande invasão do território mineiro se fez, principalmente, pelo caminho do Rio de Janeiro e São Paulo, chamado de Caminho Geral do Sertão. Do Rio de Janeiro iam os viajantes por mar até Parati onde começava o caminho por terra, atravessando a Serra do Mar, juntando-se à terra paulista, em princípio Taubaté, e depois em Pindamonhangaba. Fundidos os caminhos num só, seguia este para as minas, atravessando a Serra da Mantiqueira na Garganta do Embaú e Passa-Trinta (hoje, Passa Quatro). O Caminho Geral do Sertão continuava por lugares onde hoje se situam as cidades de: Itanhandu, Santana do Capivari, Consolação, Pouso Alto, Boa Vista, Baependi, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Ingaí. Seguia-se a travessia do Rio Grande, pouco depois de passar por Ibituruna, a do Rio das Mortes, chegando-se até o arraial do Rio das Mortes, atual cidade de São João Del Rey. (Fonte: http://migre.me/fzsgo) 


MAPA DO CAMINHO VELHO - VIA GUAIPACARÉ (LORENA), REGISTRO (PIQUETE-SP), CONCEIÇÃO DO EMBAÚ (CRUZEIRO-SP), PASSA VINTE (PASSA QUATRO-MG)
 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...