terça-feira, 16 de julho de 2013

Registro de Itajubá (Transcição)

O posto fiscal de Itajubá localizava-se na região sul da capitania de Minas, mais precisamente próximo à cidade de mesmo nome, e pertencia à comarca do Rio das Mortes. Pelo fato de estar próximo da fronteira entre São Paulo e Minas, é possível dizer que muitas mercadorias que vinham da região sul da colônia, assim como daquela capitania, foram importadas para a região mineradora por este registro. Apesar da proximidade do registro de Itajubá com a fronteira entra as duas capitanias, não é possível perceber uma grande diversidade de mercadorias que foram introduzidas através do registro no período que vai de 1750 a 1832. Mas a pouca diversidade de produtos não quer dizer que o volume de mercadorias importadas não seja significativo. Para ilustrar tal afirmativa, o rendimento só de impostos cobrados sobre importações chegou a 235$548,60 no período em destaque.Os principais produtos importados e o valor total dos impostos arrecadados sobre eles se encontram no quadro a seguir:
....................................................................................................................................................
DOC. ARQUIVO PUBLICO MINEIRO
(Transcrição) Este mapa nos mostra como a região estava cortada e recortada por vários caminhos e muitas picadas. Vê-se, ainda o Caminho Velho e as diversas "fazendas" já existentes na região mineira.
1) Monte; 2) Ita-Picu e estrada velha; 3) Lagoa da Iuruoca; 4) Arraial de Baependi; 5) Registro da Mantiqueira; 6) Capela do Imbaú; 7) Registro de Itajubá; 8) (Barreira de Piquete)...lugar por onde se deve transpor a Serra...após o Registro de Itajubá; 9) Arraial de Itajubá; 10) Vila da Campanha; 11) Arraial de São Gonçalo; 12) Vista do Sapocahi Mirim; 13) Arraial de Santa Ana do Sapocahi (Silvianópolis); 14) Arraial de Camanducaya; 15) Registro de Jaguari; 16) Morro do Lopo; 17) Campos do Selado (...de Camanducaya); 18) Estrada... para caminho principal para Pindamonhangaba; 19) Fazenda de Itajubá; 20) Lugar do quartel da patrulha...do Campo de São Pedro; 21) Fazenda de Ignacio Caetano Vieira de Carvalho; 22 -Fazenda de João Pereira; 23) Moradores de Itajubá (fazendeiros ?); 24) Estrada para Itajubá; 25) Estrada para as Bicas (rio); 26) Registro das Bicas; 27) Fazenda de João da Costa Manco; 28) Fazenda que foi do Cardoso; 29) Fazenda dos Pastos Novos...; 30) Quartel de São Paulo- casa da guarda da ordenança da Vila de Pindamonhangaba; 31) Estrada que segue da Vila de Campanha para a de São José (?); 32 Estrada que segue da Cerra da Mantiqueira para São Paulo.
Fonte Blog do Vieira: http://migre.me/fuF8v
OBS: Em conformidade com o Mapa temos: A) n.º 07 corresponde ao Alto da Serra (Bairro Boa Vista), Meia Lua, onde fora instalado o Registro de Itajubá.  B) n.º 08 Barreira de Piquete, resultante do conflito de divisa entre as Capitanias de São Paulo e Minas Gerais. C) n.º 9 Arraial de Itajubá compreendido hoje pela região ocupada pela cidade de Marmelópolis-MG e Delfim Moreira-MG.


 



 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...