sábado, 24 de agosto de 2013

SEPARATISMO E CLIVAGENS REGIONAIS NO SUL DE MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX: CONSIDERAÇÕES INICIAIS DE PESQUISA (Transcrição)

......................................................................................................
A indefinição de fronteiras entre Minas Gerais e São Paulo foi apontada por Carla Anastasia, em   Vassalos e Rebeldes, como sendo um dos principais fatores de litígio entre as duas capitanias. De acordo com a autora, o problema territorial iniciou-se em 1710, com a criação do distrito das Minas desmembrado de São Paulo, e permaneceu sem solução ao longo do século XVIII. Mesmo em 1722, quando os limites da Comarca do Rio das Mortes já haviam sido confirmados por ordem régia, moradores das vilas de Taubaté e de Guaratinguetá insistiam em tomar posse da região sul mineira, alegando legitimidade sobre o descobrimento e povoação da mesma
.......................................................................................................
Fonte: Pérola Maria Goldfeder e Castro Fonte: http://migre.me/fQwcp

MAPAS DE SANTOS
Fonte: Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 .Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (http://migre.me/fQwLg)
Nota: Alto da Serra, espaço colonial de Piqute-SP, constituiu-se em uma das  zonas de conflitos divisórios, quando então foi construidos no local  "piquetes" e o Registro de Itajubá.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...