quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Testes genéticos indicam ligação entre índios botocudos e polinésios (Transcrição)

Análises de DNA permitem estabelecer conexão entre antiga tribo brasileira e ilhas da Polinésia, contrariando teorias que apontavam apenas uma onda migratória na origem dos povos da América do Sul.
Num estudo que pode embasar novas teorias para determinar os fluxos migratórios nas Américas, cientistas brasileiros descobriram uma conexão genética entre índios botocudos que viveram no país no século 19 e a população polinésia. O artigo científico, assinado por uma equipe multidisciplinar de diferentes universidades públicas brasileiras, foi publicado por um jornal técnico internacional na área de ciências naturais (o PNAS) e acabou repercutindo na conceituada revista de ciência Nature e na imprensa mundial.
O trabalho acadêmico não contesta o caminho percorrido pelos primeiros homens rumo às Américas, que teria sido através do estreito de Bering, há 15 ou 20 mil anos. A pesquisa, segundo o médico Hilton Pereira da Silva, um dos autores, “amplia potencialmente a variedade de pessoas que chegaram até o continente americano”. O artigo destaca que, segundo registros, as ilhas da Polinésia passaram a ser habitadas há três mil anos.
Os pesquisadores escrevem que as análises para identificar a origem dos povos pré-colombianos eram feitas, tradicionalmente, a partir da morfologia craniana de ossadas. Algumas análises moleculares sugeriam que apenas uma onda migratória teria chegado à América do Sul, mas a presença de traços polinésios coloca essa teoria em xeque. (Fonte:http://migre.me/gcBWq)
.........................................................................................................................
Nota: "A guerra movida no sertão do Rio Doce pelo Império Português contra os índios botocudos, acusados de serem “os mais façanhosos e carnívoros” que “infestam quase toda a baixada daquele rio”, foi marcada por ações militares visando ao seu extermínio, seguida de uma política escravagista como meio de fomentar a ocupação da região".(Fante: http://migre.me/gcC8C)
 
                                                             Índios Botocudos
 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...