sábado, 19 de outubro de 2013

Caminho Novo da Piedade - Correspondência interna do Governador Rodrigo Cesar de Menezes.....1721-1728

Carta escrita às Câmaras das Vilas de Taubaté, Pindamonhangaba,  e...... mais sócios do Caminho que se abre por terra, para o Rio de Janeiro.
Como está dado principio a abertura do caminho que mandei abrir até Santa Cruz, com a picada que lhe farão, os que daquela diligência se encarregarão, e porque dele feito se segue utilidade a real fazenda, pela segurança com que os reais quinto que vierem das novas Minas de Cuiabá, se possam por na cidade do Rio de Janeiro, sem passagem de mar, e terem também conveniencias todos os povos das Vilas desta Capitania em que essas três são as mais avantajadas pela vizinhança com que ficam daquela cidade e fizesse preciso concluir-se serviço tão importante; espero que Vossa Mercês com seu zelo, atividade e préstimo, concoram para que os moradores dessa Vila façam primeiro quartel de oito léguas que as mais passo as mesmas ordens ficando na certeza de que se efetuará por cujo serviço a Sua Majestade e eu terei mais que dever-lhes não faltando em lhes dar gosto no que me ocuparem Deus guarde a Vossa Majestade......São Paulo  29 de Agosto de 1725 - Rodrigo Cezar de Menezes.
              A Câmara de Taubaté o primeiro quartel de oito léguas.
              A de Pindamonhangaba o segundo quartel de oito léguas.
              A de Guaratintuetá o terceiro quartel de oito léguas
              Ao Capitão Mor .......Fialho e mais sócios o quarto e ultimo quartel; farão quatro cartas.
(1 légua = 3000 braças = 6.000 varas = 30.000 palmos = 240.000 polegadas = 660.000 centímetros = 6.600 metros)
Fonte: Publicação Oficial de Documentos Interessantes, a História e Costume de São Pulo, Vol XX,  Tipografia Aurora - Rua 24 de maio, 50, 1896. pág. 208 

Fonte: Blog Daqui de Pitanguy
MAPAS DE SANTOS  Fonte: Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 .Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais.
Nota: O caminho dos Paulistas, Caminho Geral do Sertão, Estrada Real do Sertão, foi o caminho escolhido pela coroa Portuguesa, objetivando o escoamento do ouro de Cuibá. Para tanto foi autorizado em 1725 a abertura do Caminho Novo da Piedade.  Desta feita, de Cuiabá, alcançava-se Goiás Velho, Pitangui, Sabará-MG, Morro Caxambu-MG, Alto da Serra (espaço colonial de Piquete-SP), Piedade (Lorena-SP),  derivando em direção a Fazenda Santa Cruz, Rio de Janeiro. Restando esclarecido que o propósito, era evitar o trecho de mar em se tratando da utilização do Caminho Velho, via Paraty.
 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...