terça-feira, 10 de dezembro de 2013

1567 - Espaço colonial de Piquete: "...descobriram e mineraram ouro nas serras de Jaguamimbaba"

..................................................................................................................................................................... 
Quando Martim Afonso de Souza aportou em Cananéia em 12.8.1531, conforme Almeida (1955, p. 31), já encontrou esse pequeno grupo de indivíduos, com alguns naturais do país e, supostamente, já habitavam há cerca de trinta anos neste ponto da costa sul-paulista. Acredita-se que Martim Afonso de Souza interessou-se pelas riquezas da região por diversas informações obtidas na Península Ibérica com expedicionários. Incentivou a organização de Bandeiras c fundou povoados pressupondo, segundo o autor já citado, à página 31, que "se na costa norte, com os franceses, existia a costa do pau-brasil, na costa sul, haveria a costa do ouro e da prata".
Houve várias notícias sobre o ouro paulista. Segundo Ellis Jr, (1944, p. 271), Hcliodoro Eoban investigou ouro entre 1570 e 1584; entre 1579 e 1592, Jerónimo Leitão fez buscas até Paranaguá; em 1588, 1590 e 1591 Cavendish esteve em Santos e havia ouro por lá; desde 1567 Afonso Sardinha e seu filho mameluco do mesmo nome, auxiliados por Clemente Alvares, descobriram e mineraram ouro nas serras de Jaguamimbaba e de Jaraguá, Parnaíba e Sorocaba. Latif (p. 27) lembra ainda que Brás Cubas também explorou ouro na vertente maritma da serra; os padres jesuítas construíram conventos próximos às suas minerações na orla do planalto e no Vale do Ribeira, no lugar onde hoje está a cidade de Registro, onde foi construído um posto fiscal. Além disso, foram criadas casas de fundição em Iguape (cm 1630), São Paulo e Paranaguá, onde o ouro particular era derretido e cobrava-se o direito senhorial do quinto percebido pela Coroa.
Fonte: 
NHUNGUARA:  UM A COMUNIDADE RURAL DO VALE DO RIBEIRA, Mary Francisca do Careno, Revista de Historia 132 Ia semestre de 1995. 


 




GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...