terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A SERRA DE JAGUAMIMBADA (MANTIQUEIRA) -Transcrição

Introdução
OS DESBRAVADORES ARROJARAM-SE aos perigos das áreas Proibidas, a partir dos contrafortes da Mantiqueira....
...............................................................................................
ÁREAS PROIBIDAS
À PROCURA DO OURO e pedras preciosas, seguiram os bandeirantes, desde os primórdios da historia colonial, rumo ao interior. Da baia da Guanabara teria saído, em abril de 1531, a primeira expedição a tocar a Mata das Minas Gerais. Pandia Calógeras1 tentou reconstituir-lhe o roteiro, e Derby admitiu a possibilidade da entrada. Eram quatro portugueses a explorar o sertão da costa do Rio de Janeiro. Conta-nos Pero Lopes de Sousa, em seu Diário, que eles, durante sessenta dias, andaram cento e quinze léguas pela terra, sessenta e cinco delas por montanhas e cinqüenta por um campo muito grande. Basilio de Magalhães duvidava de que apenas quatro homens pudessem aventurar-se a tão profundo embrenhamento. Impossível, porém, nunca seria que, transposta a serra dos órgãos, houvessem os desbravadores vadeado o Paraíba, pisando a terra mineira. 1
De pontos diferentes outros buscaram ainda as cabeceiras do São Francisco, partindo ora do norte, ora do sul.
Estimulados por cartas régias, a prometerem honrarias e prêmios aos descobridores de riquezas, acompanhavam os cursos dos rios maiores e de seus afluentes. Contornaram, nas investidas, os Sertões do Leste, atual Mata Mineira e neles penetraram.


1 Pandiá Calógeras, As Minas do Brasil  e Sua Legislação - Geologia Econômica do Brasil, tomo I, pags. 17 e 19. Orville Derby, em Revista do Instituto Histórico de São Paulo, V, pag. 241. Basilio de Magalhães, Expansão Geográfica do Brasil até Fins do Século,YVII, Rio, 1915, pag. 9.
 Fonte: Os Sertões do Leste http://migre.me/gXNti
Bairro do Itabaquara - Piquete-SP -
Parafraseando: Se Pandia Calógeras tentou reconstituir-lhe o roteiro, e Derby admitiu a possibilidade da entrada.  Minha certeza do caminho, vem do ascpecto nunca levado em consideração pelos coronistas, relativamente ao que conta-nos Pero Lopes de Sousa, em seu Diário. Ou seja, a partir de que localidade,  eles, durante sessenta dias, andaram cento e quinze léguas pela terra, sessenta e cinco delas por montanhas e cinqüenta por um campo muito grande?.  Não obstante haver Basilio de Magalhães duvidado de que apenas quatro homens pudessem aventurar-se a tão profundo embrenhamento.  A localidade descrita no Diário de Pero Lopes, como sendo a Boca do Rio de Janeiro, está na latitude 23", definitivamente, não corresponde a Baira de Guanabara, mas sim a Baia de Ilha Grante, Paraty. Esse foi o ponto de partida da expedição,  onde foi determinada a construção de uma fortificação por Martim Afonso de Souza, permanecendo na localidade por 4 meses. Desta feita, não se há de cogitar de transposiçao da Serra do Órogão, pois os desbravadores vadeado o Vale do Paraíba, transpondo a Serra de Jaguamimbaba,  pisando a terra mineira. Não estamos falando da busca do caminho do Norte, das cabeceiras do São Francisco, Serras das Vertentes já em busca do El Dorado?

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...