domingo, 5 de janeiro de 2014

PESQUISAS SOBRE A EXISTÊNCIA DO OURO E DA PRATA NO PLANALTO PAULISTA NOS SÉCULOS XVI E XVII. (Transcrição)

EXPEDIÇÕES LOCAIS  Afonso Sardinha.
Os portuguêses ao desembarcarem em São Vicente no ano de 1530, tinham grandes esperanças nas minas de ouro e prata.
Várias expedições tomaram o rumo do interior do país; de Cananéia, partiu Pero Lobo, a mandado de Martim Afonso que, anteriormente fizera partir da Guanabara, três brancos para a região das futuras Minas. Parece que em 1526, segundo a lenda, Aleixo Garcia seguira o caminho que tempos de-pois seguiria Pero Lobo.
Em 1561, as buscas continuavam e Braz Cubas chegou a encontrar ouro e também pedras verdes, após ter feito parte de uma bandeira, a qual, não se sabe exatamente que rumo tomou. Segundo uma carta que enviou a D. João III de Por-tugal, em 25 de abril de 1562, tem-se uma vaga notícia da des-coberta do precioso metal a 30 léguas de Santos (9) .
Em 1562, Luís Martins achou ouro a 30 léguas de Santos .
De 1579 a 1592, Jerônimo Leitão foi até Paranaguá, on-de antes já estivera uma expedição de Heliodoro Eobanos, proveniente do Rio de Janeiro e efetuada entre 1570 e 1584. Ésse ouro foi explorado por gente da Capitania de São Vi-cente, entretanto foi em pouca quantidade, pois só se verifi-cou o povoamento do Paraná, pela criação de gado.
Parece que trouxeram algum ouro para Santos, "...por-que quando Cavendish lá esteve, em 1588, 1590 e em 1591 havia na vila ouro proveniente dessa fonte" (10) .
Entretanto, sómente em 1590, Afonso Sardinha, seu filho e Clemente Alvares descobriram ouro no Jaraguá, serras de Jaguamimbaba (São Paulo), de Ivuturuna (Parnaíba) e em Biraçoiaba (Sorocaba), entretanto a maior quantidade foi ex-traída do Jaraguá (11) .
Além dêsses, Antônio Bicudo Carneiro minerou o ribei-rão de Santa Fé que corre à esquerda do morro paulista. Até agora, aí estão tôdas as informações conhecidas sô-bre a mineração do ouro em São Paulo, informações encon-tradas no "Resumo da História de São Paulo", de Alfredo El-lis Júnior, 1942, em "Épocas de Portugal Econômico" de J. L. de Azevedo e na "História Econômica do Brasil", tomo I, de Roberto Simonsen. 
(Fonte: texto no original pesquisa da Internet realizada em 05/01/2014, artigo de  MYRIAM ELLIS AUSTREGÉSILO - Licenciada em Letras Neo-Latinas e auxiliar da Cadeira de História da Civilização Brasileira.)

Piquete-SP - Jaguamimbaba, que em tupi quer dizer "onça parda", é como era conhecida entre os nativos brasileiros a porção paulista da Serra da Mantiqueira. O lado mineiro era conhecido como "amanti-kir", que quer dizer, "serra que chora" ou "nuvem que rola", nome que deu origem à atual denominação da serra. Desde 1597 foi encontrado e explorado o ouro de aluvião, nos riachos da serra, um século antes das grandes descobertas em Cataguases, Cuiabá e Goiás pelos bandeirantes.1

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...