sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Guaianás

Os índios guaianás, também conhecidos como "guaianases", foram um agrupamento indígena brasileiro, que povoou São Paulo de Piratininga até o final do século XVI. Durante o período colonial, essa tribo recebeu vários nomes, como guaianases e guaianã. Era um grupo considerado coletor, ocupando a região da Serra do Mar, em um território que ia desde a Serra de Paranapiacaba até a foz do Rio Paraíba, no atual estado do Rio de Janeiro. [1]
Graças ao relato de Gabriel Soares de Sousa, que ao descrever toda a costa brasileira em seu Notícia do Brasil, publicado em 1587, o cronista luso afirma que os Guaianá eram vizinhos dos Tamoios na região onde seria São Paulo, sendo que a tribo que a habitou os planaltos paulistas, foi o povo que se autodenominava Tupi, conhecidos por seus vizinhos como Tupiniquim. Grandes chefes indígenas como Tibiriçá, Piquerobí e Kaiobi são confundidos com guaianás, porém são de origem Tupi.
Também na obra Os Nascimentos de São Paulo, Benedito Prezia afirma que "...identificamos dois grupos Guianá que viveram em São Paulo: um no século XVI, próximo culturalmente aos Puri, e um outro, no século XVII, vindo do Paraná, e que era, seguramente, ancestral dos caingangue..
FONTE: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://migre.me/m53dV