terça-feira, 1 de novembro de 2016

Alto da Serra da Mantiqueira, (Serra de Jaguamimbaba), Garganta do Sapucaí, Desfiladeiro de Itajubá, Caminho dos Paulistas, Estrada Real do Sertão, Núcleo Embrião de Piquete-SP, Rota Afro da Diáspora

LIVRO 63 - TERMO DE ABERTURA - Livro de registro de cartas que se escrevem por este Governo aos Ministros desta Capitania, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia o qual tem cento e noventa e cinco folhas, e no fim o encerramento feito por Gonçalo Manoel Galvão de Lancerda, Concelheiro do Conselho Ultramarino.
Carta para o Intendente de Sapecai:
Dando-me parte Antônio José Machado de haver por ordem Vossa Mercê feito apreensão em doze negros para satisfação do que devedor Carlos Araújo, dos reais 5.º, ordenei ao Juiz ordinário da Vila de Mogy adonde se achão os ditos negros, que os conservasse na Cadeia até nova ordem minha, e nela ficarão enquanto Vossa Mercê não determinar se devem, ou não remeter para essa Minas, adonde deverão ser rematado em praça para pagamento doque o d.º Araújo é devedor a Fazenda Real, como também das despesas que nesta diligencia se fizerem, mas caso Vossa Mercê saiba com verossimilidade que de se lhe  remeterem doze negros resultará algum tumulto ou desordem, neste caso com aviso de Vossa Mercê, os mandarei vir para esta Provedoria, para se porem em praça para cuja satisfação, me declarará Vossa Mercê o quanto o d.º Carlos de Araujo, deve dos reais quintos e das diligencias. 
Deus guarde a  Vossa Mercê muitos anos. Vila de Santos 22 de janeiro de 1748//Don Luiz Mascarenhas//Senhor Intendente de Sapucai.    
Veríssimo João de Carvalho.
Fonte: Documentos Interessantes para Historia e Costume de São Paulo - Oficios do Capitão General D. Luiz  Mascarenhas (Conde d'Alva) aos diversos funcionários da Capitania - 1739-1748, Volume LXVI, pág 212. 
Nota: Não se há de cogitar de dúvida, quanto ao caminho percorrido, uma vez que, a região do Novo descoberto do Sapucaí que na época tinha como Regente e Guarda Mor Francisco Martins Lustosa.  Cujo entrevero relativo a questão de limites,  com o entendimento dos  Mineiros no sentido que, a região  correspondia a uma jurisdição de Minas Gerais, desta feita,  lhes pertencia. E a dos paulistas que pretendiam que a divisa deveria se dar, pelo morro Caxambu. Culminou com vários conflitos que perduraram por muito tempo. Resultando a definição de um dos pontos de limites, entre outros, após ação de truculência dos Mineiros, o  Alto da Serra da Mantiqueira, espaço colonial de Piquete-SP. Caminho Geral do Sertão.  Ademais, a preocupação com tumultuo ou desordem se justifica, pois a verossimilidade era fato no contexto.  Uma vez que, por todos os cantos, assim como,  na região do descoberto do Sapucaí, bem como no contraforte da Mantiqueira, margem esquerda do rio Paraíba do Sul, era terra de Negros fugidos, regiões essas, que foram objeto de inúmeras incursões objetivando combater os quilombos. Em especial na região que veio a pertencer a São Paulo,  correspondente ao contraforte da Mantiqueira, conhecida como Sertão dos índios Bravos e pela ação de resistência das comunidades quilombolas. Possibilitando traduzir o tumulto ou desordem na ótica dos vencedores como verossimil. Porém para asseverar que tratava-se de ação permanente e legitima de luta e resistência, dos supostamente vencidos.

 Alto da Serra - espaço colonial de Piquete-SP

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...