sexta-feira, 4 de novembro de 2016

"Por isso Martim de Sá resolveu enviar Knivet, com oito de seus escravos, aos Puris, gentio amigo dos contrafortes da Mantiqueira, cujo morubixaba acolheu muito bem o emissário ...." (1).

Oficios do General D. Luiz aos diversos funcionários da Capitania - Para o Capitão da Cavalaria da Piedade (Freguesia de Nossa Senhora da Piedade - Lorena-SP)

                       Logo que Vossa Mercê, receber esta fará................achar terem morto os Índios bravos desse Sertão, ou feito tiro para os ferir, por ser coisa totalmente contraria às ordens de Sua Magestade e as que eu tenho feito publicar por essas partes.
               Também Vossa Mercê me dará parte do fim que tiverm cinco Índios que sairão com Thereza Pury dos matos circunvizinhos, quem foi que os teve em sua casa, e o fim que lhes deu.
              Também Vossa Mercê fará prender a Luiz Pedrozo por inquietador da d.ª Índia Thereza Pury e me informe da qualidade de pessoa que é porque conforme o que se pratica em semelhante caso, deve casar com ela.
                 Tudo espero que Vossa Mercê obre com aquele zelo com que Vossa Mercê se emprega no Real Serviço.
 
                 Deus guarde Vossa Mercê - São Paulo a 4 de Janeiro de 1770// D. Luiz Antonio de Souza // Sr. Capitão Joaquim Peres de Oliveira//P.S=Para.....em que Vossa Mercê me fala darei providênicia//(2)
Nota: (Justiça seria feita com a elevação de uma monumento em homenagem a Thereza Pury) - Os puris gentío amigos,  passados quase duzentos anos, em 1778,  em conformidade com a carta enviada por D. Luiz Antonio de Souza, o indigitado (Morgado de Mateus), ao Capitão Joaquim Peres de Oliveira,  que receberam Anthony Knivet, entre os anos de 1591 e 1597, eles ainda estavam lá, no sopé da Serra, no Sertão dos Índios Bravos, contraforte da Mantiqueira, Núcleo Embrião de Piquete-SP, caminho do ouro, Serra de Jaguamimbaba, Cinco Serras Altas do Roteiro de Andre João Antonil, não restando dúvida de que, era a localidade, minimamente habitada,  localidade esta em que, foi fundada a "Aldeia São Miguel do Piquete", organização administrativa, que demandava de imediato a nomeação de um administrador e um pároco, bem como a construção de uma capela.
(1) - Fonte: A VIAGEM DO CORSÁRIO INGLÊS ANTHONY KNIVET AO MAR DO SUL E SUA  PASSAGEM PELO VALE DO RIO PARAÍBA (1591-1597) por GIOVANNA LOUISE NUNES http://migre.me/vpXnM
(2) - Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo Volume 92, Públicação Oficial de 1978, pág 97
*

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...