domingo, 16 de outubro de 2011

Ocidente (Latim: occidens-pôr do sol,) (2) - Para aqueles que escalam e não entendem muito bem o movimento do sol aqui vão uns toques que podem ajudar! (Flávio Wasnieski)

Suponhamos que o objetivo, por exemplo, seja escolher uma via que esteja na sombra durante a parte do dia em que você estiver na parede. Assim sendo, a via deve estar na face oposta à face iluminada pelo sol naquele horário.
Mas como saber qual a direção do sol em cada horário?

Figura 2
É preciso então ter em mente dois princípios básicos: 
1) Para nós que estamos no hemisfério sul, a trajetória do sol descreve no céu um ‘arco’ tombado sempre para o norte.
Isto significa que, entre o nascente e o *poente, ele vai percorrer, de leste para *oeste, todas as direções do quadrante norte. Então, pode-se considerar aproximadamente que às seis da manhã ele está a leste (E), às nove a nordeste (NE), ao meio-dia ao norte
(N), às três da tarde a noroeste (NW) e às seis da tarde a oeste (W). A fig. 1 ilustra a projeção dessa trajetória sobre o chão, supondo que você (ou a montanha que vai ser escalada) esteja no centro do “+” que contém as quatro direções principais. Dessa maneira, quem estiver na parede por volta das três da tarde, por exemplo, deverá procurar uma via na face SE da montanha, pois o sol estará na face oposta, isto é, a NW.(1)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...