sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Uma das Maravilhas da Estrada Real - Registros das sensações do botânico francês Augusto de Saint-Hiliare, ao atravessar o Registro da Mantiqueira, e haver se deparado a sua frente com a Serra da Mantiqueira, trecho correspondente ao contraforte constituído pela cinco serras altas do roteiro de André João Antonil, ou seja, Núcleo Embrião de Piquete em 1822.

Ficheiro:Marins.JPG


Pico dos Marins  

Registro da Mantiqueira, 14 de março, 3 leguas. – Desde que viajo na Capitania de Minas, talvez nada visse de mais belo do que a região hoje atravessada. Seguimos um vale bastante largo, cercado de montanhas pitorescas e coberta de árvores no meio das quais se destaca sempre majestosa araucária. Este vale é regado por um rio que dá mil voltas e pelo qual passa quatro vezes para chegar aqui, dande lhe vem o nome Passa Quatro, Suas Margens apresentam, alternadamente, pastos, capões de mato pouco elevados, terrenos cultivados entre os quais se vê de distância em distância grupos de pinheiros. Pequenas casas acrescentam, ainda nova variedade à paisagem. A nossa frente tínhamos a Serra da Mantiqueira, cujos cumes, bastante diferentes pelo formato, são cobertos de sóbria floresta. Nada melhor lembra os vales da Suíça do que este de que acabo de fazer a descrição. 

Fonte: Augusto de Saint-Hilare, Segunda Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo, 1822, tradução revista e prefácio de Vivaldi Moreira, Belo Horizonte, Ed. Itatiaia; São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974, pág. 65/66.  

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...