sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Parte: 2 - As incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet -

...................................................................................................................................................
Abandonamos então nossa canoa e decidimos continuar o trajeto por terra. Nessa aldeia encontramos grande quantidade de vasos de cerâmica e, dentro de alguns, pepitas de ouro amarradas a linhas com as quais os índios costumam pescar. Também encontramos pedras verdes como grama e uma grande quantidade de pedras brancas e brilhantes como cristal. Muitas das pedras, no entanto, eram azuis e verdes, vermelhas e brancas, todas deslumbrantes de olhar. Quando vimos as pepitas de ouro e essas pedras, calculamos estar muito próximos de Potosí. (4)  Rumamos então para sudoeste e subimos uma enorme montanha coberta de floresta.(5)
Nota:
4. Cálculo muito de acordo com a geografi a da época, em que o sertão de São Paulo juntava-se ao Peru, a terra das fabulosas riquezas minerais.
5. Segundo Teodoro Sampaio, essa montanha seria o atual morro do Lopo, de 1.710 metros de altura, na divisa entre São Paulo e Minas.
Parafraseando: Após minhas andanças por Minas, quis o bom Deus, que fizesse essas considerações contemplando as montanhas de Extrema. Então vejamos, ao abandonar a canoa e resolverem seguir o trajeto à pé, estavam na aldeia de Guaipacaré, limite de navegabilidade do Rio Paraíiba. Rumaram para o sudoeste, da mesma forma que Alexandre Grymmer, em seus relatos, seguiu à partir desse ponto, um rio (ribeiro da limeira), rumo Oeste, ou seja, em direção ao por do sol, Núcleo Embrião de Piquete.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...