domingo, 18 de março de 2012

Os insucessos das primeiras entradas em busca das minas do Potosi, no Alto Peru (hoje, Bolívia) e o Caminho Geral do Sertão, o novo caminho do Peabiru

br-mp-mt.jpg (584×379)

JUSTIFICATIVAS E FUNDAMENTAÇÕES: 
1) -  Em 1542 foram descobertas, pelos espanhóis, as minas do Potosí, no Alto Peru (hoje, Bolívia). Esse fato reforçou, na América Portuguesa, a crença de que também nela existia abundância de metais preciosos. O historiador Capistrano de Abreu refere que as tentativas de "Cristóvão Jacques e Martim Afonso de Sousa. Nas suas capitanias, esperavam descobri-las João de Barros e sócios. Duarte Coelho contava descobri-las no rio São Francisco e só deixou de ir pessoalmente pesquisá-las por cirscunstâncias alheias à sua vontade. Em Porto Seguro correram notícias de ouro uns quarenta anos depois da viagem de Pedro Álvares Cabral." 

2)- São Vicente, 1531 - Uma das primeiras expedições em direção ao Peru foi organizada por Martim Afonso de Sousa. Sob o comando de Pero Lobo, partiu em 1531 do litoral da Capitania de São Vicente, vindo a ser chacinada pelos indígenas ou escravos.

3) Não é por acaso que, ao primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, haja sido insistentemente recomendado pela Corte descobrir minas de ouro e prata (1548). Para esse fim, o Governador enviou uma galé para o norte, a ver se, penetrando pelos rios adentro, na direção do Peru, se encontravam indícios de minas. Esta expedição desapareceu, sem notícias.
4)... Porto Seguro, onde estava o capitão Duarte de Lemos. "Uma partida de gentios, ali arribada do sertão, dava conta de que, para as bandas do grande rio São Francisco, se encontravam serras com esse metal amarelo que iam ter aos rios; e ao mesmo tempo apresentavam mostras de várias pedras finas, entrando neste número algumas verdes como esmeraldas."
5)Em julho de 1550, de Porto Seguro, o capitão Duarte de Lemos escreveu ao soberano (ao El Rei), garantindo-lhe que ali (São Vicente) "é a terra onde está o ouro, porque de nenhuma destas partes podem ir melhor a ele que por esta", já que o Peru "está na altura de dezessete graus que é onde esta capitania está (...)".
6)Em 1602, com a chegada do novo Governador-geral, o Estado do Brasil foi dividido em duas Repartições, compreendendo a Repartição Sul as promissoras terras da Capitania de São Vicente, sob o governo do próprio D. Francisco de Sousa. Entre as suas preocupações, manteve-se a de incentivar novas expedições, vindo a falecer sem ter logrado êxito na sua busca.
7)1601 - André de Leão e Olimer, partindo de São Paulo, atingiu a região Oeste do atual estado de Minas Gerais.
Fonte: http://migre.me/8kUZp
........................................................................................
PIQUETE, ALTO DA SERRA,  "RAIZ DE UM MONTE ALTÍSSIMO" NA ROTA DO NOVO CAMINHO EM ALTERNATIVA AO PEABIRU, OU SEJA, DEPOIS DE HAVER A EXPEDIÇÃO DE ANDRÉ DE LEÃO DE 1601, DESEMBARCADO NO LIMITE DE NAVEGABILIDADE DO RIO CHAMADO RIO SOROBIS (RIO PARAÍBA), E MARCHADO OUTRA VEZ A PÉ, AO LONGO DE OUTRO RIO QUE DESCE DO LADO OCIDENTAL E NÃO SE PRESTA A NAVEGAÇÃO (RIBEIRO DA LIMEIRA). ALCANÇOU O ALTO SAPUCAÍ CAMINHO UTILIZADO EM DEMANDA O MAR DO SUL, BEM COMO DA CABECEIRA DO BRASIL, ALTO SÃO FRANCISCO E SERRA DAS VERTENTES E DO POTOSI (ATUAL BOLIVIA). .(Fonte: http://migre.me/8kEPB)
Clique na imagem para reduzi-la

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...