A civilização Inca surgiu no século XII, quando houve uma reunião de povos sob o comando do grupo quíchua ou inca, na região peruana de Cuzco. Estabeleceu-se um poder político em que o imperador investiu-se de autoridade religiosa, sendo visto como um semideus pelos seus súditos. A sociedade era hierárquica, tendo no topo da escala o soberano inca, depois seus parentes, os funcionários e os sacerdotes, formando a elite. Abaixo estavam os camponeses.
A Civilização Inca
O Império Inca (Tawantinsuyu em quíchua; na realidade inca era apenas o imperador) foi um estado-nação que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até à invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.
O império incluía regiões como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cuzco (em quíchua, “Umbigo do Mundo”). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua.
A população vivia em pequenas comunidades agropastoris, localizadas em aldeias, formadas por famílias, os Ayllus, sob a chefia de um Kuraka (cacique).
...............................................................................................................................Fonte: http://migre.me/ciPRg
Parafraseando, em julho de 1550, de Porto Seguro, o capitão Duarte de Lemos escreveu ao soberano (El-Rei), garantindo-lhe que ali (São Vicente, 23º 34' 29"S, Bertioga 23º 51' 14"S, Baia de Paraty 23º 13' 21"S), "é a terra onde está o ouro, porque de nenhuma destas partes podem ir melhor a ele que por esta", já que o Peru (na época incluia a localidade da atual Bolivia) "está na altura de dezessete graus que é onde esta capitania está (...)". Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre: .http://migre.me/ciQjF