domingo, 9 de dezembro de 2012

A Mantiqueira (Transcrição)

A serra da mantiqueira é uma cadeia montanhosa, integrante da mata-atlântica, que se  estende na direção nordeste – sudoeste, ao longo do eixo do vale do paraíba, abrangendo os  estados de minas gerais, são paulo e rio de janeiro, numa extensão de aproximadamente  300 km. Nela se situam as maiores altitudes do sudeste brasileiro, entre essas o pico da  pedra da mina ( 2827 metros ) e o pico das agulhas negras ( 2891 metros ).  Desse conjunto de serras nascem milhares de pequenos cursos d’água, riachos, ribeirões, originando inumeráveis bacias hídricas, formadoras de importantes rios , tais como: o rio grande, o paraíba do sul, o rio preto, o verde, o capivarí, o rio aiuruoca, o itanhandú, o  sapucaí-guaçú, o rio paraibuna, e muitos outros... O rio grande, na vertente norte, é um dos  formadores da importante bacia do rio paraná-prata, que vai encontrar o oceano já em  território argentino e o rio preto é um dos tributários do paraíba do sul, do qual dependem  industrias e cidades do rio e de s.paulo.  Distribuida entre os diferentes níveis de altitude, a vegetação da mantiqueira varia  enormemente, desde a mata pluvial úmida tropical ( entre 400 e 700 mts  aproximadamente ), muito rica em espécies, até a floresta subtropical ( entre 1500 e 2000  mts ) onde ocorre, sobretudo, a presença da araucária. A partir dos 2000 mts encontramse os campos de altitude, adaptados às baixas temperaturas. O clima da região varia  igualmente com a elevação,  predominando temperaturas médias entre 17 ° e 20 ° c, com  geadas frequentes no inverno e chuvas intensas na época de verão.
.................................................................................................................................................................
Fonte: http://migre.me/ci1vE
Bairro do Itabaquara - Píquete-SP -  local onde desembocam o Caminho Velho pela via de Paraty, que se bifurca em direção a Conceição do Embaú (Cruzeiro-SP) e Caminho Geral do Sertão, pela via do Caminho dos Paulistas, cuja bifurcação leva ao alto da Serra em demanda da Região do Alto Sapucai-MG.
Caminho Velho Via Registro (Piquete-SP) e Conceição do Embaú (Cruzeiro-SP)

MAPAS DE SANTOS
Fonte: Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 .Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (http://migre.me/aWncu)
Caminho dos Paulista, via alto da Serra, espaço colonial de Piquete-SP, em demanda da Região do Alto Sapucai-MG.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...