domingo, 13 de novembro de 2016

Permittindo mais de hum caminho para as minas de Goyaz - .Dom João por graça de Deos Rey de Portugal, e dos Algarves daquem, e dalem mar em Africa Snór de Guinê etc. - Documentos Interessantes para A História e Costume de São Paulo v. 24, p. 40-41. (Transcrição)

 – Faço saber a vos Antonio da Sylva Caldr.ª Pimentel Governador da Cappitania de São Paulo, que se viu a conta que me destes em carta de vinte e sinco de Abril deste prezente anno, sobre o caminho, que os moradores da Villa de Itú abrirão por terra para os Guayãs e q’ das villas de Taubaté. Pitanguy e Rio São Francisco se intentava abrir outro,  Reprezentando me o prejuizo que se segue dos dittos caminhos, e expedientes que tomastes p.ª o evitar, mandando lançar hú bando para q’ se não seguisse outra estrada mais que a geral, que vay dessa Cidade para aquellas Minas, com a pena de q’ toda pessoa, q’ por algum outro caminho fosse, ou viesse se lhe confiscaria pra a faz,ª Real, quanto se lhe achasse; e sendo dos naturaés, e moradores dessa Cappitania, igualmente os bens moveis, e de raiz, que possuhissem. Me pareceo louvar vos o zello q’ mostráes neste p. ar, mas  q’ não deis a execução a penna do bando, que hê rigoroza, e não será razão dificultar o provimento que pode hir a estas  Minas, impedindo lhe as estradas mais abreviadas, e que ponhaes todo o cuidado em evitar os descaminhos pela forma, que  vos for possivel, não sendo, prohibindo a brevidade das estradas para as Minas. El Rey nosso Snór o mandou por Gonçallo  Manoel Galvão de Lacerda, e o D.r Alexandre Metello de Souza Menezes Conselhr. os do seu Conselho Ultr.º, e se passou por  duas vias, João Tavares a fez em Lix.ª occ. ala dous de Dezembro de mil sette Centos e trinta. O secretario M. el Caetano Lopes  de Lavre a fez escrever. –  Gonçalo M. el Galvão de Lacerda. – Alex. e Metello de Souza Menezes. Documentos Interessantes. v. 24, p. 40-41.
Nota: A carta ao Governador da Capitania de São Paulo, fazendo referência a estradas das Vilas de Taubaté, Pitanguy e Rio São Francisco, estrada Geral do Sertão, recomenda que não se intentasse  abrir outro, além da referida que vai de São Paulo para Minas de Goias, (passando necessáriamente por Taubaté-SP, Sabara, Paracatu, até Pitangui) também denominada, Caminho Geral do Sertão, estrada Geral do Sertão, Estrada Real do Sertão, Caminho dos Paulistas. (grifos meus).
Resultado de imagem para DAQUI A PITANGUI MAPA
Fonte:Licínio Filho e outros - Blog Daqui de Pitangui-MG http://migre.me/vurdj
Mapa de 1776 de Santos-SP, Caminho Geral do Sertão, Caminho dos Paulistas, Caminho Velho,  que passando por Taubaté, entre pelo Vale do Paraiba, Guaratinguetá-SP, Piedade (Lorena-SP) alcançando o Alto da Serra, espaço colonial de Piquete-SP. Essa estrada se estende até a cidade de Sabará e Caeté, inicio do caminho para Oeste, estrada de Goiás,  passando por Pitangui em demanda de Goiás Velho

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...